Entra em operação primeira etapa da plataforma de videomonitoramento com DETECTA em São Roque

A Prefeitura de São Roque deu início, nesta quarta-feira (18) à operação da plataforma de videomonitoramento instalada na sede da GCM integrada ao DETECTA – sistema inteligente da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que permite a fiscalização das placas dos veículos que adentram o Município.

A central começou a operar concentrando, de imediato, 7 radares fixos instalados na cidade, 4 câmeras no portal do Guaçu e cerca de 50, particulares do Programa Vizinhança Solidária. As imagens servirão, exclusivamente, para uso e suporte às polícias. “Se um carro é roubado em São Paulo e entra aqui, por exemplo, assim que passar pelas câmeras será emitido um alerta a um terminal móvel de dados nas viaturas da Polícia Militar”, explica o diretor de Informática Isaías Gomes.

Videomonitoramento

A implantação do Programa começou em 2019, por iniciativa da Administração junto ao vereador CB Jean. A princípio envolveu reuniões com órgãos de segurança e de representação da sociedade. Logo após foi feita a adesão ao DETECTA. Nas próximas fases serão instaladas novas câmeras em diversas regiões, especialmente nas “portas de entradas”, como São João Velho, por exemplo. Em médio prazo, a ação pretende atingir toda a cidade, incluindo, além dos equipamentos da Prefeitura, câmeras particulares conectadas ao sistema.