Erosões do Acesso são recuperadas, mas a imprudência continua… | O Democrata

O flagrante feito pela motorista Maíra Quintanilha na manhã desta quinta-feira, 12, na Rodovia Lívio Tagliassachi – o Acesso de São Roque -, é mais uma prova que confirma o levantamento feito pelo Infosiga-SP, banco de dados do Movimento Paulista, que indica que 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e distração.

No momento da ultrapassagem a publicitária fez o registro e contou à nossa reportagem que essa não foi a única imprudência cometida pelo motorista. “Vimos a ultrapassagem do caminhão e logo depois ele nos ultrapassou também em condição proibida. Tantos acidentes no Acesso e as pessoas não aprendem. Temos que dirigir pelos outros também e infelizmente muitos inocentes acabam pagando com a própria vida”, lamenta.

Além dos riscos de uma ultrapassagem proibida, a gravidade dos danos ocasionados também está relacionada à velocidade em que se trafega. A OMS estima que um aumento de 5% na velocidade média amplia em cerca de 10% os acidentes envolvendo lesões e de 20% a 30% as colisões fatais. Segundo a organização, o risco de um pedestre adulto morrer se atingido por um carro a menos de 50 km/h é de 20%. Porém, a chance de letalidade sobe para 60% se a pessoa for atropelada a 80 Km/h.

Segundo Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP, “o motorista deve manter a distância do veículo à frente e transitar em velocidade adequada. É importante trafegar não só conforme o limite máximo indicado pela sinalização, mas também de acordo com as condições da via. O trânsito é imprevisível e o condutor precisa ter tempo e espaço suficientes para reagir em situações adversas”.

Recentemente as obras de recuperação de trechos dos quilômetros 4,5 – 7,5 e 8 no Acesso foram concluídas. Os taludes dos pontos afetados pela erosão no acostamento foram recuperados e ao lado de cada um deles foram construídas estruturas de alvenaria para o escoamento das águas das chuvas, principais responsáveis pelas erosões que se tornaram buracos nos acostamentos dos locais mencionados.

As obras ocorreram em resposta ao pedido do vereador Alexandre Pierroni, prefeito Cláudio Góes e outras autoridades locais. A deputada estadual Maria Lúcia Amary encaminhou um pedido às Secretarias da Casa Civil e dos Transportes, do Governo do Estado de São Paulo, a liberação de recursos para obras de melhorias na Rodovia Lívio Tagliassachi, nos pontos afetados por erosão do acostamento. O governador Geraldo Alckmin, liberou a verba de R$920 mil para as obras, cujo Edital que iniciou o processo, foi publicado em julho de 2017, e em outubro, após o processo licitatório e a aprovação do projeto, tiveram início e foram coordenadas pela equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Mas a recuperação dos trechos não deve ser encarada como uma possível solução para amenizar o risco de acidentes. Em entrevista ao O Democrata, o 5° Batalhão da Polícia Rodoviária divulgou que no primeiro semestre de 2018 foram registrados sete acidentes com vítima e seis sem vítima. A estatística ainda é muito preocupante e para preservar vidas e proteger as pessoas que utilizam as rodovias são realizadas diuturnamente ações de fiscalizações e operações. “Diversas operações são realizadas pelo policiamento rodoviário para coibir acidentes de trânsito, tais como “Operação Tempo de Descanso” (destinada a caminhoneiros); “Operação Impacto e Pontual” (Combate à ilícitos); “Operação Direção Segura”( realização de teste do etilômetro); “Operação Cavalo de Aço”(fiscalização de motocicletas), entre outras, sendo que todas visam manter a segurança e ordem pública no trânsito viário”.

Para a nutricionista Priscila Cazzola a responsabilidade pela maioria dos acidentes do Acesso está relacionada à imprudência e somente respeitando as leis de trânsito a dor pode ser evitada. “Um dia desses, uma motorista falando ao celular e fumando enquanto dirigia, forçava uma ultrapassagem pelo meu carro acima da velocidade permitida pelo Acesso. Impaciente, ela não esperou e logo cometeu mais uma imprudência: me ultrapassou pela faixa da direita. As pessoas não respeitam o limite de velocidade, ultrapassam pelo acostamento, pela direita ou por faixa contínua e depois que causam acidentes colocam a culpa na rodovia. Mas se todo mundo andar direito, ninguém sofre acidente”, alertou.

O excesso de velocidade está entre as infrações mais cometidas pelos motoristas. Só na capital paulista, o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), da Prefeitura de São Paulo, aplicou 1.418.853 multas por esse tipo de infração em 2016, 35% a mais do que a quantidade aplicada em 2015, que foi de 1.048.979.

Números alarmantes

Um balanço feito pela Polícia Rodoviária de Barueri e Região revelou que somente em 2017, 33 acidentes foram registrados na Rodovia Lívio Tagliassachi. O trecho de um pouco mais de 9 km de extensão teve uma média de um acidente por semana no semestre. A estatística é reflexo em mais de 90% dos casos da imprudência e da falha humana, segundo o Capitão da unidade, Ricardo Maganha. De acordo com o balanço, houve aumento do número de acidentes em comparação ao mesmo período de 2016.

 

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