Esclarecimento

Na manhã desta quinta-feira, o Jornal O Democrata noticiou no site www.odemocrata.com.br o fato de que foi descartada a hipótese de um morador de São Roque estar infectado com o novo coronavírus, que vem causando problemas respiratórios e até a morte de milhares de pessoas ao redor do mundo. Através do sítio da internet, o jornal tem feito a cobertura do surto da doença desde o surgimento na China, até os últimos fatos relatados no Brasil. Sempre com muita responsabilidade, o principal objetivo deste veículo de comunicação sempre foi levar informações que ajudem as pessoas a entender o problema sem alarmismo.

Ao todo, foram publicados 17 notas e artigos sobre o assunto nos últimos dois meses e, na noite de quarta-feira, uma avalanche de pessoas começou a buscar respostas para o “caso de coronavírus em São Roque”. Ainda na mesma noite, fontes ligadas ao Jornal O Democrata e ao Hospital Albert Einstein (onde o paciente estava em observação), incluindo membros do corpo clínico, médicos e enfermeiras, disseram que o homem de 40 anos, recém-chegado da Itália, passava bem e seria liberado para ir para casa. Sabe-se ainda que o hospital em questão tem capacidade para realizar o exame para identificar o coronavírus, mas que, por protocolo do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, é o Instituto Adolfo Lutz que pode dar o laudo oficial sobre o contágio, ou não, da doença.

Tendo em vista a credibilidade das nossas fontes, a capacidade técnica do hospital e a necessidade de informar nossos respeitados leitores e internautas, o Jornal O Democrata tomou a decisão de publicar uma notícia descartando a hipótese de infecção o que posteriormente será corroborado. Nosso jornal tem orgulho de informar sem depender da chancela de nenhum órgão de governo, seja municipal, estadual ou federal. Primando sempre pelos interesses do nosso município há quase 103 anos.