Escolas realizam simulação de incêndio em Mairinque – O Democrata


O Grupamento Municipal de Bombeiros e o Resgate de Mairinque participaram na última semana de um Simulado de Abandono de Área no Centro de Treinamento SENAI Mairinque. A atividade fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2018, organizada pelo SENAI.

O cenário abordado foi um princípio de incêndio dentro da Unidade de Ensino. O Grupamento de Bombeiros, o Resgate, o Departamento de Trânsito e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionados para que cada um, dentro de sua área de atuação, colaborasse para a realização do salvamento. Estiveram presentes na ocasião o Coordenador da Defesa Civil e Comandante do Grupamento, Nilson Evandro da Silva, a Coordenadora do Resgate, Lucimar Candeia Camargo, e o Diretor de Trânsito, João Roberto Neto.

De acordo com Evandro, o simulado é importante para integrar as equipes envolvidas e aumentar a eficiência do socorro em casos reais. “Nós simulamos situações de resgate as vítimas, testamos equipamentos e as técnicas de trabalho. Isso é importante para melhorar a eficiência da ação em casos reais. No trabalho de segurança pública, nós somos uma engrenagem, não fazemos nada sozinhos”.

A coordenadora Lucimar destaca que esse treinamento foi útil para apresentar os procedimentos de resgate para os estudantes. “Foi muito bom, pois pudemos apresentar todas as ações desenvolvidas em conjunto em situação de emergência, além de treinar o trabalho em equipe com os companheiros municipais”.

Escola Horácio Ribeiro

Os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Horácio Ribeiro participaram do curso de Prevenção e Combate a Incêndios, organizado pelo Projeto “Bombeiro Mirim”. O curso com carga horária de 8 horas foi ministrado pelo Bombeiro da CBA Eduardo dos Santos Souza. Nas aulas, os estudantes puderam aprender sobre o triângulo do fogo, as classes de incêndio, alfabeto fonético internacional, código Q e as diferentes formas de fazer nós nas cordas, como o nó 8 duplo ou a “cadeirinha”.

Para o diretor da Escola, Luis Inácio – Zizi, esta é uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem sobre primeiros socorros. “Muitos moram em regiões isoladas, outros moram apenas com os avós, então é muito importante que tenham conhecimentos básicos de primeiros socorros, pois essa área é muito propensa a ter animais peçonhentos”. Em breve será realizada uma nova capacitação gratuita para toda a população interessada. Para se inscrever, compareça na instituição de ensino, localizada à avenida Brasil Japão, 2500 – Setúbal.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.