Escolas recebem espetáculo gratuito sobre inclusão social

 

Inclusão social e respeito às diferenças é o assunto do espetáculo “Cada um é Um”, da Cia de Teatro No Mundo da Lua, que será apresentado em cinco sessões gratuitas a crianças de escolas públicas de Cotia, Vargem Grande Paulista e Itu nos dias 14, 15 e 16 de maio.

O “Teatro nas Escolas – 6ª edição” foi idealizado pela Direção Cultura Produções e realizado com patrocínio da Concessionária CCR ViaOeste, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. O projeto foi selecionado pelo 2º Edital de Projetos Culturais do Instituto CCR e viabilizado pela Lei Rouanet, iniciativa do Ministério da Cultura.

A peça “Cada um é um” é dirigida a crianças de cinco a 10 anos e composta por vários quadros e esquetes interpretados por três atores músicos. Eles utilizam de música, mímica, clown e teatro de bonecos para falar sobre o respeito às diferenças e inclusão social. O espetáculo foi delineado a partir de quadros independentes, unificados pela relação dos atores com uma brincadeira-desafio sobre a diferença e peculiaridade de cada um. Sempre com uma linguagem simples e de uma forma leve.

Sergio Ribeiro, gestor de Relações Institucionais da CCR ViaOeste, destaca a importância de valorizar as diferenças e ressalta que a peça traz diversas lições importantes. “Acreditamos que a Cultura é uma das principais ferramentas para a construção e fortalecimento da cidadania. Queremos usar este caminho ensinar as crianças que pequenas atitudes podem transformar o mundo e deixar ele melhor para todos”, afirma o gestor.

Sob direção de Ana Caldas Lewinsohn, o espetáculo é uma grande brincadeira que comunica em suas entrelinhas sobre o respeito e a aceitação do outro e sobre a existência das diversas singularidades. “As crianças entendem bem a mensagem do espetáculo, que traz o tema de forma muito sutil e lúdica. A gente fala das diferenças entre as coisas, as pessoas, as cores com muita simplicidade e leveza. Para as crianças é uma experiência muito divertida”, ressalta Valdo Matos, fundador do grupo No Mundo da Lua e ator da peça.

Ficha Técnica
Atores: Valdo Matos, Renata Mucci e Adriel Job
Direção: Ana Caldas Lewinsohn
Cenários: Grupo Garrucha
Figurinos: Amarilis Arruda e Flavia Arruda
Técnico de som e iluminação: Gilberto Gatti

Serviço:
As apresentações são gratuitas e abertas apenas aos alunos das escolas
15/05/18 – 10h – E.M. Antônia Xavier de Lima
Praça Vereadora Amélia Surin, 60, Haras MJM – Bairro Tijuco Preto, Vargem Grande Paulista/SP – CEP: 06730-000