Brasil conquista Campeonato Mundial de Futsal Down

Na última terça-feira, 4, a Seleção Brasileira de Futsal Down sagrou-se campeã invicta da 2ª Copa Mundial da modalidade, disputada em Ribeirão Preto (SP), no ginásio da Cava do Bosque. O quinteto canarinho venceu a final contra a Argentina, em jogo acirrado e emocionante, por 7×5. O Brasil chegou a abrir 5 a 1 no 1º tempo, mas os hermanos reagiram na etapa final e encostaram no placar. Um gol de Renato (o melhor do torneio), nos últimos segundos, consolidou a vitória.

O Nacional Inn Hotéis, com cinco unidades hoteleiras em Ribeirão Preto, foi apoiador da realização do evento em parceria com a Secretaria de Esportes do município anfitrião e, também, o meio de hospedagem dos atletas e familiares das delegações participantes. O 2º Campeonato Mundial de Futsal Down foi disputado entre as seleções de Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Chile e Peru. A 1ª edição da competição realizou-se em Portugal, em 2017, quando a Itália sagrou-se campeã.

O gerente regional do Nacional Inn Hotéis, Marcos Dias, manifestou sua satisfação pelo sucesso do evento, em todas as etapas, sob a presidência da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), Adilson Pereira Ramos. “A realização do torneio internacional e a conquista do título pelos atletas brasileiros é motivo de orgulho para todos nós. A 2ª Copa do Mundo de Futsal Down foi exemplar em todos os aspectos, com destaque para o exercício da cidadania e da inclusão social”, salienta o executivo.

O técnico da Seção é Cleiton Monteiro, também treinador da modalidade no SC Corinthians Paulista. Contou com os auxiliares Cléber Oliveira e Demetrius Nogueira. O chefe da delegação brasileira é Guilherme Russo.

Sagraram-se campeões os seguintes atletas:

Goleiros – Rafael Cavalcante, Danilo Polo e Fabiano Guesti. Alas – Juan Nascimento, André Bortletto e Edson Junior. Fixos – Paulo Amaral, Erico Eda e Matheus dos Santos. Pivôs: Renato Gregório, Caio Batista e Júlio Silva.

“Cabe ainda destacar que, o sucesso do evento, em grande parte, foi obtido graças à dedicação da prefeitura, nas pessoas de Ricardo Aguiar a Gabriel Guimarães, respectivamente secretário e diretor de esportes do município de Ribeirão Preto”, finaliza Dias.