Esporte e bem estar: Movimento do Pedal de São Roque destaca os benefícios da bicicleta

Começo de ano sempre vem acompanhado de novas metas e hábitos. Um deles, que está cada vez mais presente na vida das pessoas é andar de bicicleta, seja para ir ao trabalho, ou para curtir no fim de semana, a bike tornou-se, além de um meio de se locomover, um esporte muito praticado em todas as idades.
Em São Roque, o Movimento do Pedal, que já existe há 15 anos, vem ajudando muitos a incluir a prática em seu dia a dia. De acordo com Sérgio Nascimento, a ideia surgiu a partir de um grupo formado por seu primo, cunhado e alguns amigos que andavam de moto e tinham o chamado “Movimento de Garagem”. “Quando começamos a pedalar surgiu a ideia do nome Movimento do Pedal. A ideia sempre foi juntar os amigos para pedalar e se divertir. Pedalo desde muito pequeno, a bicicleta sempre fez parte da minha vida. E hoje só tenho a agradecer por tudo que ela me trouxe, conheci locais maravilhosos, ao lado de amigos. Além disso, andar de bike é espetacular para o corpo, mente e alma. ”
Reunidos, os amigos já rodam por diversos lugares em cima de uma “magrela”, os passeios vão desde o bairro de Canguera, a Sorocaba, Ibiúna e até mesmo Aparecida do Norte. Realizam também passeios aos fins de semana, e ao final de reúnem para um café da manhã em grupo, sempre tendo o esporte como elo e os amigos com motivação. “O mais o importante é que sempre que possível ajudamos a quem precisa e o grupo sempre colabora muito. Tenho muito orgulho de todos, além disso sempre tem gente nova entrando e participando com a gente, é uma família”, conta Sérgio. Hoje o grupo conta com mais de 200 participantes, e está lotado no whatsapp, há fila de espera para participar.
Além de ser um excelente esporte, a bicicleta também te tira do trânsito, reduz seus gastos com combustível, melhora sua qualidade de sono e por consequência sua produtividade, reduz o estresse, fortalece a musculatura e é um meio sustentável de transporte. Mas, para Sergio, o maior benefício e a sensação de liberdade, o contato com a natureza, e a chance a voltar a ser criança, já que considera que a bike sempre será um brinquedo, para crianças, e para adultos.