Estádios não lotam para Copa América

Uma das mais antigas competições de futebol do mundo, a Copa América, está com dificuldades para lotar os estádios. O torneio está sendo sediado no Brasil, neste ano de 2019 e passa por diversos questionamentos. Por que as torcidas não estão comparecendo? Quais são os obstáculos que devem ser vencidos para atrair mais pessoas aos estádios?

Considerado por alguns especialistas como o campeonato de futebol entre seleções mais antigo do planeta, a Copa América conta com forte tradição no meio esportivo. Sua primeira edição oficial ocorreu no ano de 1916, na Argentina, sempre com a participação de países da América do Sul. A história começou a mudar a partir de 1993 quando nações como Estados Unidos e México passaram a disputar o torneio como seleções convidadas. Mais recentemente, a Copa América que comemorou os 100 anos, em 2016 contou com a participação de outros países da América do Norte e América Central. Na edição de 2019 a novidade ficou por conta da presença do time do Catar.

Organizada pela CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), a Copa América passou recentemente por problemas em sua audiência. É que as partidas, principalmente os jogos das primeiras fases, mal chegaram a 20% de lotação. O fato surpreendeu tanto os jogadores, quanto a imprensa mundial e também a organização do evento.

Com ingressos custando a partir de 120 reais a Copa América 2019 pode ter ficado um pouco cara para os brasileiros. Sem contar para os turistas que tiveram que arcar com investimentos como transporte, alimentação e hospedagem. Com a ação de cambistas os valores dos ingressos para a última rodada alcançou facilmente a casa dos mil reais.

Outro ponto que pode ter influenciado negativamente a audiência dos jogos é a sucessão de eventos esportivos realizados no Brasil. Na última década o país recebeu os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. Outros críticos ainda apontam que a frequência de edições da própria Copa América (cinco versões de 2015 a 2020) é algo que pode estar contribuindo para a redução de torcedores nos estádios.

Uma das apostas de grandes eventos esportivos é que eles ajudam a movimentar a economia do país e das cidades que recebem os jogos. Não foi o que ocorreu na primeira rodada da Copa América em Belo Horizonte, pelo menos. Representantes de entidades ligadas ao turismo e hotelaria não registraram alta nos setores durante o início da competição. Por isso, ainda não se pode afirmar se este evento é rentável para os lugares sedes das partidas.

Ainda que com problemas para lotar os estádios a CONMEBOL comemorou alguns números, como por exemplo o de arrecadação. Algumas partidas apresentaram um rendimento superior à 15 milhões de reais. Mesmo com poucos torcedores na maioria dos jogos, a média ainda supera a edição de 2015 da competição.

De qualquer forma o que vale dizer é que os sul-americanos, no geral, são fanáticos por futebol. Não importa a nação, o que as pessoas querem ver é o espetáculo dentro de campo.

Fontes:

https://oglobo.globo.com/esportes/copa-america-taxa-de-ocupacao-a-mais-baixa-em-uma-1-rodada-desde-2011-23747104
https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,preco-dos-ingressos-faz-torcedor-escolher-jogos-essenciais-na-copa-america,70002830760
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/06/02/internas_economia,1058573/setor-hoteleiro-teme-demanda-fria-durante-copa-america-em-belo-horizon.shtml
https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/campeonatos/copa-america/2019/07/04/noticia-copa-america,1080694/cambistas-vendem-ingressos-para-final-da-copa-america-por-mais-de-r-2.shtml
https://extra.globo.com/esporte/estadios-vazios-copa-america-decepciona-apos-primeira-rodada-23747186.html
https://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/copa-america-ve-estadios-vazios-e-cofres-cheios_37356.html
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/17/deportes/1560787922_770992.html
https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/5753175/copa-america-da-prejuizos-e-segue-com-estadios-vazios-mas-conmebol-comemora-publico-melhor-que-o-de-2015
https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/estadios-vazios-e-silencio-da-torcida-por-tras-do-fracasso-da-copa-america/
https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2019/06/18/goleiro-uruguaio-estranha-estadios-vazios-na-copa-america-ninguem-gosta.htm