Festival de Esportes Paralímpicos acontece em Mairinque

Os membros do Projeto SuperAção – Esportes Adaptados realizaram na última semana, mais uma edição do Festival Paralímpico, repleto de atividades e palestras. O encontro, sediado no Clube Atlético Sorocabana de Mairinque – CASM, contou com a presença de aproximadamente 190 pessoas, entre Atletas com Deficiência – ACD e responsáveis.

Na abertura do evento, os alunos demonstraram seus talentos à plateia durante a exibição realizada na piscina, onde sozinhos ou acompanhados de um dos monitores, atravessaram a piscina. Em seguida, os paratletas também puderam experimentar os fundamentos de outras modalidades esportivas, todas devidamente adaptadas para a ocasião. 

A psicóloga Sônia Porfirio e a psicopedagoga Patrícia de Mesquita, do Núcleo de Apoio Multidisciplinar – NAM promoveram uma roda de conversas e dinâmicas com os pais e responsáveis presentes, para debaterem sobre o tema “família”, envolvendo a troca de experiências sobre como agir na resolução de problemas relacionados aos filhos portadores de necessidades especiais.

O professor de Educação Física, Romildo de Araújo, conhecido por Mido, ministrou uma palestra sobre os meios de melhorar e manter a concentração durante os estudos e, principalmente, como a inteligência está ligada a emoção. E a psicóloga, Ana Paula Diatchuk, mostrou como o afeto familiar impacta positivamente no desenvolvimento das crianças. 

Por fim, todos os alunos do Projeto SuperAção – Esportes Adaptados receberam medalhas e um certificado por participarem da atividade, enquanto que os atletas das Paralímpiadas Escolares, Gabriele Rodrigues, Mirian Chaves, Isabella Luiza Guazzelli, Fábio Paiffer e Marisete Pereira, também foram premiados com um troféu.

Anderson Luiz Bruno, responsável pelo programa no munícipio, afirma estar orgulhoso com o desempenho de todos os alunos. “Foi um período de muitas conquistas aos membros do SuperAção, que se esforçaram ao máximo durante todos os treinos e nas provas que competiram. É recompensador ver a evolução de cada um e torço que para no próximo ano, continuemos todos nesse ritmo”. 

O Projeto SuperAção é organizado pela Prefeitura de Mairinque, através da Secretaria de Educação, em parceria do Clube Atlético Sorocabana de Mairinque – CASM, Associação Cultural de Mairinque – ACM, DSM/Instituto Tortuga e Mairinque Supermercado. O evento foi realizado com o apoio da Liga Desportiva de Mairinque – LIDEMA e da Nat Toys.