Itália vence nos pênaltis e garante o título da Eurocopa

O título da Eurocopa 2021 foi ficou com a Itália neste domingo (11) após uma tensa disputa para as duas seleções. Mas, antes, o jogo também não deixou a desejar.

Itália e Inglaterra entraram em campo para a grande decisão, só que os italianos não imaginavam que Luke Shaw abriria o placar para os ingleses logo aos dois minutos de jogo.

Com a vantagem conquistada prematuramente, no primeiro tempo a Inglaterra teve mais domínio do jogo, ainda que faltasse aquele algo a mais que levasse perigo a defesa italiana.

No segundo tempo, a seleção italiana acordou e dominou as ações ofensivas. Foi em um escanteio que Bonucci pegou um rebote e empatou o jogo.

A partir do gol da Itália, a seleção da Inglaterra se viu pressionada e não conseguia sair com facilidade do campo defensivo, era o momento da Itália crescer ainda mais no jogo, buscar o segundo gol e garantir o título, mas não foi isso que aconteceu.

A Inglaterra equilibrou o jogo e levou para a prorrogação. E foi aí que o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, fez mudanças que mudaram o rumo das cobranças de pênaltis.

Faltando dois minutos para acabar o segundo tempo da prorrogação ele fez duas mudanças, Rashfordentrou no lugar de Henderson que havia entrado no decorrer da partida e colocou Sancho no lugar de Walker.

Se desse certo, seria chamado de gênio. Mas Rashforde e Sancho erraram suas cobranças. 

Por outro lado, Jorginho que ficou conhecido por suas cobranças perfeitas , também errou.

Ficou para Saka o jovem inglês jogador do Arsenal, dar um respiro para Inglaterra ou Donnarumma sair como herói. Pois naquele momento estava 3 a 2 para Itália, só que a Itália já tinha feito as cinco cobranças e a Inglaterra quatro com dois acertos.

Saka correu pra cobrança e Donnarumma defendeu dando o título à seleção italiana.

É o segundo título da Eurocopa conquistado pela Itália, o primeiro foi em 1968 vencendo a antiga Iugoslávia.

Por Lucas Vargas – Edição: Rodrigo Boccato