Mairinque oferece aulas gratuitas de Capoeira | Esporte

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, oferece as terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, aulas de capoeira, ministradas pelo Professor Valério da Silva Andrade, no Ginásio de Esportes Chiquinho Bertolini, na Vila Sorocabana, em Mairinque.

A atividade é indicada para todas as pessoas a partir de oito anos. Durante as aulas são realizados alongamentos, movimentos individuais simples como ginga, meia lua, queda de três e outros movimentos complexos, como “au” de cabeça, queda de rim, mola e etc. Além disso, são feitos movimentos de fila realizados em dupla e uma vez por mês é estudada a parte de ritmos da modalidade.

Os benefícios da prática desse esporte estão ligados à cooperação, coletividade e socialização entre os alunos, além de uma boa qualidade de vida, fortalecimento dos membros inferiores e superiores, melhora da flexibilidade e concentração.
Para participar basta comparecer ao Ginásio de Esportes Chiquinho Bertolini, situado à Avenida 27 de Outubro, 512 – Vila Sorocabana, no horário da aula e fazer sua inscrição.

Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes de arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

É difundida de modo oral e gestual, nas ruas e nas academias, bem como das relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e discípulos.

Origem e história

A palavra “capoeira” denota “o que foi mata”, por meio da conexão dos termos ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil onde era feita a agricultura indígena.

Teve origem com os fugitivos da escravidão, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Esses foram os primeiros capoeiristas.

Mais adiante, ainda no período colonial, os negros irão disfarçar a capoeira introduzindo – lhe mímicas, danças e músicas. Tudo isso servia para resistir à repressão da Polícia Imperial e da Milícia Republicana.

A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930 até ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.