O esporte pode transformar uma cidade e revolucionar uma sociedade

Para desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades de esporte recreativo e de lazer da população, a Prefeitura de São Roque vem promovendo o fortalecimento destas atividades no município.

Na sociedade atual, a socialização entre pessoas de todas as partes do mundo gera a ocorrência de diversos valores, tanto bons quanto ruins. Tais valores são também vivenciados no esporte e transferidos para a sociedade.

O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Através de uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto.

A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. Não importa se for uma competição, uma brincadeira ou parte da aula de Educação Física, a socialização com os demais está intimamente ligada ao jogo. Mesmo sendo um esporte individual, o praticante se relacionará, competirá com outros participantes, dividirá tristezas e alegrias.

Ajudar um companheiro, desafiarmos limites, superar obstáculos, são alguns dos acontecimentos vivenciados durante a prática esportiva. Mas, infelizmente, em muitos centros urbanos estas vivências estão cada vez mais raras, por diversos fatores: violência, falta de espaços adequados, trabalho infantil ou na adolescência, como também, a presença do mundo virtual na sociedade de hoje, que afasta as crianças de atividades esportivas para deixá-las horas em frente ao computador em jogos, redes sociais e sites de relacionamento. Nos tempos de crises culturais a imagem do homem é a primeira a ficar abalada. O homem sente-se perdido e em perigo.

Para fortalecer essa troca de vivências e de socialização a Prefeitura de São Roque vem promovendo diversas ações para promoção, implantação e implementação de projetos voltados as atividades de esporte.

“Neste ano de 2018, estaremos retomando algumas escolinhas do município, com diversas modalidades, de acordo com a licitação para contratação dos profissionais. Neste primeiro momento vamos organizar as principais modalidades de acordo com a demanda registrada, se adequando a nossa dotação orçamentária.

Realizaremos festivais de diversas modalidades para as crianças apresentando algumas modalidades esportivas. Também vamos implantar o Futebol de Areia (Beach Soccer) com a Copa São Roque de Beach Soccer, lembrando que nosso município já foi Campeão Paulista da modalidade na categoria Sub 17, vamos realizar o primeiro Festival de Beach Soccer de menores, Festival de Streetball, e o Festival de Handebol. Manteremos os projeto da Zumba e o Programa Caminhando com Saúde já existente e consolidado em nosso município”, disse a prefeitura.

No ano de 2017, a prefeitura formou um calendário de competições que durou o ano todo, fazendo a população ficar mais próxima do esporte.

“Em 2017, foram realizadas a Copa do Vinho, Copa São Roque de Futebol, Copa Euro de Futsal, Copa São Roque de Futebol Menores, Copa Troféus São Roque de Futebol Society Menores, Copa São Roque de Voleibol, Desafio de Futebol de Rua, Desafio de Street Skate, Super Torneio de Verão 3 X 3 para menores, Copa Mailasque de Futebol, Torneio de Bocha de São Roque entre outros”, comentou o órgão.

A partir de uma boa elaboração da aula, o professor ou treinador, pode dar atenção especial através da intencionalidade educativa à contribuição social da atividade esportiva para seus alunos e atletas. Através da reflexão de todos que praticam atividades físicas, seja na escola, no lazer ou em competições, pode-se valorizar aspectos que favoreçam o bom convívio entre os participantes do esporte. Para isso, professores e gestores de programas educativos devem estar atentos à suas aulas, seus projetos, para que garantam que uma boa educação seja elaborada.

Sociabilizar crianças e jovens incluí-los na sociedade, construir uma consciência sobre o perigo e os malefícios das drogas, promover a construção de valores na vida destes alunos, são tarefas importantes de professores na busca de um futuro melhor para nossas crianças. Através de programas, projetos a longo prazo, bem gerenciados e fiscalizados, podemos construir uma sociedade mais justa e fraterna, com o empenho de professores que se dediquem pela causa social, assim como os gestores destes programas, com a participação de nossos governantes.