Rubinho Barrichello da aulas de kart para inspirar crianças carentes da região

Rodrigo gostava de ver as corridas de Fórmula 1 e, além disso, a paixão pelos carros era a parte da infância do menino que convivia com um pai que bebia e ficava violento. Até que Uma dia avançou com uma faca para cima dele, do irmão e da mãe. Após três boletins de ocorrência na Delegacia da Mulher, Dona Rosana, mãe de Rodrigo, decidiu se separar. Rodrigo encontrou no kart uma saída para se reequilibrar após a traumática separação.

Histórias como essas são comuns nas aulas oferecidas pelo Instituto Família Barrichello, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia. Famílias de baixa renda são o foco do IBKart, instituto foi criado pelo ex-piloto Rubens Barrichello em 2005. As aulas de kart são oferecidas para 90 alunos por ano. O diretor William Oliveira conta que as aulas vão da pilotagem até lições éticas, como ajudar o companheiro e pensar na equipe mais do que no lado individual.

Antes da pista, eles começam a sentir a adrenalina no skate. O curso também tem oficinas de roda, em que fazem seus próprios brinquedos, completando três atividades – skate, kart e oficina de roda. O foco não é descobrir talentos para o automobilismo. Mesmo assim, três adolescentes que passaram pelo projeto já participam do programa competitivo do kartódromo, como uma espécie de segundo degrau na modalidade.

Aulas como esta, oferecidas gratuitamente, custam R$ 200 no mercado. Um final de semana de competição fica em média R$ 10 mil. Hoje, e por isso o projeto de Rubinho tem o apoio da Blau Farmacêutica e Ticket Log, via Lei de Incentivo ao Esporte. O kartódromo também faz um preço camarada no aluguel e o desafio é atrair mais patrocinadores.

As aulas de kart são apenas uma parte da atuação do instituto criado por Rubinh que tem outros nove projetos e atende 1900 pessoas em 18 comunidades em São Paulo.

Também existem projetos como o Roda de Conversa que qualifica educadores de ONGS e professores de escolas públicas em educação pautada em valores e educação pelo esporte, oferecido a partir da articulação do instituto junto aos órgãos públicos de educação e assistência social.

Adaptado do Estadão por Gonçalo Junior