Seleção Brasileira de Basquete comemora os 25 anos do título mundial em São Roque

O esporte brasileiro comemorou na última quarta-feira (12) uma de suas maiores conquistas. Vinte e cinco anos atrás, no Sydney Entertainment Centre, em Sydney, na Austrália, a seleção brasileira de basquete feminino surpreendia o mundo ao derrotar a China, por 96 a 87, e se sagrava campeã mundial. Um evento foi realizado com a presença da comissão técnica e das jogadoras campeãs, no Hotel Alpino, em São Roque para comemorar o feito realizado em 1994.

Esta foi a primeira e única conquista do Brasil na história da competição, coroando uma geração que tinha estrelas como as veteranas Hortência e Paula, na época com 35 e 32 anos, respectivamente, e jovens promissoras como Janeth, 25, e Alessandra, 20.

Em 1994, a preparação para o mundial foi feita no Hotel Alpino, localizado em São Roque. As meninas fizeram seus jogos treinos no Ginásio do Grêmio União Sanroquense.

Perguntada sobre a época que ficou alojada em São Roque, a jogadora Paula disse que elas não tinham tempo de conhecer a cidade.

“ A nossa rotina era muito dura, a gente só treinava, comia e descansava. Estávamos realmente focadas em fazer um ótimo mundial. O que me lembro da época, é que levávamos muitos vinhos para nossos familiares (risos)”, relembrou a atleta ‘Magic’ Paula.

A jogadora Hortência, umas das maiores atletas do mundo disse que no começo do mundial a expectativa das jogadoras e da comissão era conseguir uma medalha.

“Quando saímos do Brasil, nosso objetivo era conseguir uma medalha. Tinha confiança que poderíamos chegar pelo menos entre os quatro. Quando percebemos que poderíamos ir mais, o time ganhou confiança e foi subindo de produção”, disse Hortência.

Com o título mundial no currículo, o Brasil ainda disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e garantiu uma inédita medalha de prata, em decisão diante dos Estados Unidos. 

Confira a campanha do Brasil no Mundial de 1994:

Primeira fase:

112 x 83 Taipé Chinesa

88 x 89 Eslováquia

87 x 77 Polônia

Segunda fase – 

111 x 91 Cuba

90 x 97 China

92 x 87 Espanha

Semifinal –

110 x 107 Estados Unidos

Final:

96 x 87 China

Participaram do evento as jogadoras Hortência, Helen, Adriana, Paula, Janeth, Roseli, Simone Pontello, Ruth, Alessandra, Cíntia Tuiú e Dalila: Técnico: Miguel Ângelo da Luz.