Setor de esportes poderá perder até R$ 100 milhões neste primeiro semestre

Uma pesquisa feita pelo Ticket Agora mostrou números reais e estimativas do impacto da pandemia de Covid-19 no mercado de eventos esportivos participativos. O site estima que, no Brasil, o setor perca R$ 100 milhões de faturamento neste primeiro semestre de 2020 e que 650 mil inscrições não tenham sido realizadas devido ao novo coronavírus. Se ainda houver restrições para a realização de corridas de rua, por exemplo, no segundo semestre, o estrago será maior.

Segundo o Ticket Agora, 323 eventos cadastrados no site já foram adiados ou cancelados (há estimativa de que, no mercado como um todo, esse número chegue a 1.200) e 90% deles foram adiados – 53% já ganharam nova data.

A maioria dos organizadores que responderam à pesquisa afirmou que vai perder entre 30% e 50% da receita total do ano (se a pandemia acabar até junho). Mais de 60% deles já perderam contratos com patrocinadores; 69% disseram que a sua principal ação para sobrevivência são cortes generalizados; 24% já demitiram ou planejam demitir.

Outro número preocupante: cerca de 34% dos organizadores não têm certeza se sua empresa sobreviverá, isto é, mais de um terço do mercado pode desaparecer após a pandemia.