Técnica Aline Mendes é exemplo de profissionalismo, persistência e dedicação

 

Nascida em Pilar do Sul, há 28 anos, Aline Mendes, mudou-se para a cidade de Alumínio com apenas 03 anos de idade. Seu pai, Nilson Bernardes, trabalhava na CBA. Muito ligada à família, esta corintiana de carteirinha, começou a desenvolver seu gosto pelo esporte nas escolas onde estudou. Sempre ficava no canto das quadras, observando as partidas, até que, com o apoio de seus professores, começou a entrar nos jogos, se destacar e, assim por diante, sempre era chamada para participar das partidas, rachas, campeonatos escolares. Com o passar do tempo, foi cada vez mais decidindo-se por cursar Educação Física. Cursou, fez bacharelado e logo começou como professora de Natação, no CASM em Mairinque.

Em seguida, a convite do então diretor de esportes da Associação Atlética Alumínio, Sr Fernando Magrão, a quem Aline é muito grata, passou a trabalhar na Associação Atlética Alumínio, clube pelo qual ela sempre teve muito carinho e sempre frequentou. O trabalho era voltado a Futebol de Campo e Futsal, várias categorias, como sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17 por exemplo. Convivendo com profissionais da área de grande gabarito como o Professor Rubão e o ex-jogador profissional com carreira no exterior, Inca, Aline muito aprendeu, desenvolveu-se e começou a colocar em prática seu estilo. Muito atenta aos detalhes, ela absorveu o que de melhor havia em cada profissional com qual trabalhou, adicionou seus “toques pessoais” e a fórmula deu certo.

Com o aprendizado e seu jeito de trabalhar, sempre incentivando os alunos, mostrando a eles que nada é impossível, errou uma vez, ok, tente a segunda e assim por diante. Desistir não faz parte do vocabulário de Aline, para ela desafios existem para serem vencidos, e, assim ela vem fazendo em sua vida e em sua carreira. Em 2015, surgiu a oportunidade de comandar a equipe masculina da cidade de Alumínio nos Jogos Regionais em Jundiaí, um grande desafio. Aline tinha toda a parte teórica e técnica, sempre estudou muito, porém ainda carecia de um pouco de prática. Mas, batalhadora como é, aceitou o desafio.

Com um grupo muito jovem, naquele ano o limite de idade era 1995 e a base da equipe aluminense era 1999, Aline levou 19 atletas para Jundiaí e, formou com eles uma família, onde ninguém era mais importante que ninguém, todos iguais. Antes dos Regionais, a equipe preparou-se disputando os Joguinhos em Votorantim e sendo vice-campeã. Em Jundiaí, nos Regionais, Aline nuca repetiu uma escalação, sempre deu chance a todos, mudou esquemas táticos e, após sete partidas, Alumínio sagrou-se, pela primeira vez, campeã na modalidade futebol masculino dos Jogos Regionais. Detalhe, de forma invicta! Além da técnica Aline, fizeram parte da comissão Marcelo, Vicente e Gilsinho.

Até hoje, é o único título masculino do futebol de campo da cidade de Alumínio. Mas, como boa profissional, dedicada, focada e estudiosa, Aline continuou a se preparar, fez mestrado, especialização em Futebol e Futsal, onde conseguiu seu diploma neste ano de 2018, pela Universidade Estácio de Sá em São Paulo. Hoje dá aulas de natação na A.A.A e é responsável pelo “Projeto Vida Saudável” na Coopercred/CBA.  Aline é um exemplo de pessoa e de profissional, que acredita em seus sonhos, arregaça as mangas, vai para cima e não desiste nunca!