Temporada da NHL começa nesta quarta-feira

Foto: Divulgação/NHL

A temporada regular 2020-21 da NHL começará nesta quarta-feira, 13, com cinco jogos. Destaque para o Tampa Bay Lightning levantando sua segunda bandeira da Stanley Cup antes de enfrentar o Chicago Blackhawks, na Amalie Arena.

Os outros quatro jogos da primeira noite da temporada 2020-21 incluem Pittsburgh Penguins visitando o Philadelphia Flyers; o Montreal Canadiens no Toronto Maple Leafs; o Vancouver Canucks na Edmonton Oilers; e o St. Louis Blues no Colorado Avalanche.

A ESPN+ costuma transmitir os jogos, mas a compra do canal pela Disney deve ter atrapalhado as negociações no início deste ano e, por enquanto, nenhum dos jogos está na lista de transmissão. A NBC detém os contratos de transmissão epara ver todos os jogos, no Brasil, a NHL TV disponibiliza um serviço de streaming por assinatura.

Uma das característica mais peculiares da liga são as brigas legalizadas, uma fórmula inserida no regulamento que permite um “acerto de contas” entre os esquentam a cabeça nos rinques de gelo. Desde 1922, milhares de confrontos são marcados pelos “fistcuffs”, sendo o Boston Bruins o time que mais se envolveu nesses tipode confronto nos últimos dez anos, 371 vezes.

Além dos Bruins, Anaheim Ducks, Ottawa Senators, Columbus Blue Jackets e Philadelphia Flyers, completam o ranking com 363, 323, 316 e 309 penalidades graves por brigas, respectivamente, desde 2010/11.E os fãs, simplesmente adoram ver essas confusões. A Betway, casa de aposta esportivas, fez um levantamento que aponta quais times são os mais violentos da NHL nesse esporte que, agora, teme mais um vírus do que uma briga.

Devido à Covid-19, os Stars estavam programados para jogar na Flórida nos dias 14 e 15 de janeiro, que seriam os jogos de abertura de cada equipe. Dallas também jogaria contra o Tampa Bay Lightning nos dias 17 e 19 de janeiro. A NHL disse nessa sexta-feira (8) que as instalações dos Stars estavam fechadas e que a equipe provavelmente não jogará antes de 19 de janeiro.

Além dos jogos desta quarta-feira, 14, a semana ainda conta com os New York Islanders contra os New York Rangers às 20h, seguido pelos Anaheim Ducks contra Vegas Golden Knights às 23h00. No sábado, 16 de janeiro, mais um jogo: Boston Bruins patinando contra o New Jersey Devils às 14h.

Todos os jogos desta temporada serão disputados apenas dentro das divisões que foram realinhadas para que cada equipe jogue somente partidas divisionais nesta temporada. Este foi um esforço para limitar as viagens e a exposição ao COVID-19 deixando as novas classificações da seguinte forma:

  • Norte: Ottawa-Montreal-Toronto-Winnipeg-Edmonton-Calgary-Vancouver
  • Leste: Boston-Buffalo-New Jersey-NY Islanders-NY Rangers-Philadelphia-Pittsburgh-Washington
  • Central: Carolina-Chicago-Columbus-Detroit-Flórida-Dallas-Nashville-Tampa Bay
  • Oeste: Anaheim-Arizona-Colorado-Minnesota-Los Angeles-Vegas-San Jose-St. Louis

A liga terá um formato tradicional de playoffs de 16 times, melhor de sete. Embora pareça um pouco diferente graças ao realinhamento de divisões. Os quatro melhores times em cada divisão se classificarão para os playoffs e serão colocados em chaves divisionais para as primeiras rodadas.

As quatro equipes que avançarem para a semifinal da Stanley Cup serão classificadas pelo total de pontos da temporada regular, com a classificação jogos entre o primeiro e o quarto colocado e entre o segundo e o terceiro classificados.

Este formato significa, em teoria, que a final da Stanley Cup deste ano poderia apresentar duas equipes que normalmente jogam na mesma conferência em uma temporada tradicional.