Volta a paixão, volta a CONMEBOL Libertadores!

Após seis meses de paraliação, esta semana a Copa Libertadores volta ao calendário do futebol. O SBT conseguiu os direitos de transmissão dos jogos para TV aberta, no Brasil. A CONMEBOL, associação que organiza o torneio divulgou a nota abaixo.

“A espera acabou, volta a paixão da CONMEBOL Libertadores que toda a América do Sul esperava desde aquela quinta-feira, 12 de março, quando a pandemia COVID-19 foi suspensa.

Foram mais de 180 dias e noites, de trabalho incansável de todas as áreas da CONMEBOL, para retornar com o compromisso de garantir um retorno seguro e organizado a toda a família do futebol sul-americano.

Não foi fácil, todas as situações que puderam surgir foram observadas e analisadas. A equipe de Clubes Competitions, comandada por Frederico Nantes, estava atenta aos protocolos que as diferentes associações e confederações de todo o mundo se preparavam para o regresso das suas competições.

Paralelamente, foi realizado um estudo do regulamento existente e, através do Conselho, foi aprovada a modificação de alguns artigos para benefício desportivo das equipas participantes nos torneios.

Médicos, Associações Membros, Autoridades de Saúde e os Governos dos 10 países participantes fizeram parte da produção, estudo e aprovação do Protocolo de Operações e Recomendações Médicas para treinamento, viagens e competições, e outros especialistas, técnicos e gestores esportivos estiveram a cargo de a publicação de novos protocolos, como o de embarque e desembarque em aeroportos, transporte e concentração de saúde, tudo para que a retomada do futebol sul-americano ocorra de forma segura, organizada e coordenada.

O trabalho pela volta do futebol foi árduo e consensual. O Presidente Alejandro Domínguez, apresentou aos Chefes de Estado dos países membros do Mercosul o protocolo elaborado pela CONMEBOL, onde foi discutido e aprovado, sendo este o passo fundamental para o retorno do futebol aos 10 países sul-americanos.

Além disso, a CONMEBOL contribuiu com mais de US $ 95 milhões para os participantes da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sudamericana, ajudando a mitigar o impacto da pandemia e financiando parcialmente os testes de PCR dos membros das delegações de todas as equipes participantes e pagando parcialmente por voos charter para viagens entre cidades e países.

A CONMEBOL pensou em toda a família que faz o futebol sul-americano e é aí que entram os fotógrafos, jornalistas e a imprensa em geral. Para isso, foi criada a CONMEBOL Media, plataforma que oferecerá fotos, vídeos e coletivas de imprensa ao vivo de todas as partidas que ocorrerão a partir de 15 de setembro.

Trabalhamos para garantir que o desempenho de cada jogo seja o mesmo e melhor do que antes, com simuladores de fãs para que, nas casas e em todos os cantos da América do Sul, a paixão pela Glória Eterna possa ser sentida.

Cada dia significou esforço, empenho e até incerteza, mas sempre com um objetivo muito claro: fazer a bola rolar novamente.”