O Facebook pode ser um gigante online com 2 bilhões de usuários, mas precisou usar um anúncio impresso na velha mídia impressa para garantir que as pessoas leiam na íntegra o contrito pedido de desculpas assinado pelo seu CEO, Mark Zuckerberg, sobre a participação da empresa no escândalo Cambridge Analytica.
Neste domingo, 25, as edições impressas dos 3 maiores jornais dos EUA (The Washington Post, The New York Times e The Wall Street Journal) e de seis jornais do Reino Unido, chegaram aos leitores com um anúncio de página inteira com o texto completo e a assinatura de Zuckerberg no rodapé. O título do texto, em letras grandes em negrito, diz “Temos a responsabilidade de proteger sua informação. Se não conseguimos, não a merecemos” (do inglês “We have a responsibility to protect your information. If we can’t, we don’t deserve it.” ).
A semana terminou pessimamente para o Facebook e seu CEO. Desde que o escândalo estourou, no final de semana do dia 16/03, as ações da empresa desvalorizaram 11% (equivalente a mais de US$ 48 bilhões em valor de mercado da companhia); os órgãos reguladores dos EUA e União Europeia já indicaram que vão convocar Zuckerberg para se explicar; foi iniciado o movimento #deletefacebook no Twitter, com apoio do co-fundador do WhatsApp, Brian Acton; e Elon Musk, incentivado pelos internautas, não só apagou as páginas das suas empresas Tesla e Space X, como a sua própria, no Facebook.
Abaixo você vê a integra do anúncio: