Falhas na coleta deixam bairros com lixo acumulado por mais de uma semana

 

Há meses as falhas na coleta de lixo em São Roque são denunciadas e questionadas pela população. Moradores de diversos bairros como Santa Quitéria, Canguera, Santo Antônio, Jd. Flórida, Jd. Villaça e Gabriel Piza relataram que recentemente o caminhão deixou de passar por dias, em alguns locais por mais de uma semana. Além do longo período sem coleta, outras falhas também são apontadas.

“Aqui na Santa Quitéria passa só no começo da rua, e como moro no fim da rua, o lixo na sexta-feira ficou pra trás. E a reciclagem passa quando quer”, relatou um morador nas redes sociais. “No Jardim Bela Vista também não passou. Um mal cheiro e muitas moscas. Absurdo”, reclamou outra moradora. No Jardim Villaça, moradores relataram que o lixo chegou a ficar acumulado pelas ruas por mais de uma semana.

Para saber que problemas estão impedindo a coleta regular na cidade, buscamos respostas junto à prefeitura e as falhas foram justificadas pela quebra dos caminhões.  Ainda segundo a administração municipal a licitação para contratação da nova empresa que assumirá o serviço na cidade será no dia 23 de março, e as mudanças definitivas só ocorrerão após os trâmites legais de qualquer processo licitatório. A fiscalização continua, segundo a prefeitura. “Tanto os serviços de coleta como a empresa sempre está sendo fiscalizada e já foram tomadas as providências legais”, informaram em nota.

Contrato

O contrato com a empresa FBF Construções e Serviços Eireli, responsável pela coleta de lixo em São Roque, venceu em 16 de janeiro e desde então a empresa opera novamente em caráter emergencial. Desde a primeira contratação em caráter emergencial para os serviços de limpeza na cidade, feita no início de 2017, não houve processo licitatório para a contratação definitiva do serviço, e o processo licitatório teve início apenas em janeiro deste ano. Segundo o vereador Guto Issa, esta foi a terceira contratação emergencial seguida para a prestação do serviço de limpeza na cidade somente na gestão do atual prefeito Cláudio Góes, mas há seis anos esse serviço é contratado na cidade em caráter de urgência, o que acaba por comprometer a qualidade do mesmo. “Todos os dias recebo diversas reclamações sobre os problemas da cidade, e essas falhas na coleta do lixo estão entre as três principais denúncias”, relata o vereador.