Capacitação inédita contou com a participação de guardas de outras cidades e foco em técnicas de policiamento preventivo
A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Roque promoveu, na última semana, o primeiro curso institucional de Patrulhamento Tático da corporação. A iniciativa fez parte de um programa intensivo de capacitação técnica e operacional, voltado ao aprimoramento das habilidades dos agentes da cidade e de outros municípios convidados.

De acordo com o prefeito Guto Issa, o treinamento representa um marco para a segurança pública local.
“Este treinamento marca um momento histórico para nossa GCM. É o primeiro curso institucional da corporação e representa nosso compromisso em investir cada vez mais na qualificação e valorização dos nossos agentes. O treinamento permite não só uma capacitação maior dos nossos guardas, mas uma integração com corporações de outras cidades, garantindo a troca de experiências e um serviço cada vez mais eficiente, preparado e humano”, afirmou.
Com 126 horas de duração, o curso abrangeu 16 disciplinas voltadas ao policiamento preventivo, abordagem e resposta a situações de risco. Entre os conteúdos ministrados estiveram:
- Técnicas de abordagem;
- CQB (combate em ambiente confinado);
- Conduta de patrulha;
- Defesa pessoal;
- Choque motorizado;
- Combate em baixa luminosidade (Low Light);
- Controle de distúrbio civil (CDC);
- Técnicas não letais;
- Armamento e tiro.
A formação foi conduzida por um corpo técnico com 18 instrutores especializados em segurança pública. Além da equipe de São Roque, participaram guardas civis de São Sebastião, Rafard, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, promovendo uma importante troca de experiências entre as corporações.
O curso integra as ações do programa São Roque Mais Segura, reforçando a preparação dos agentes para atuar na prevenção ao crime, na proteção da população e no fortalecimento da sensação de segurança em todo o município.

