GCM de São Roque realiza curso para uso do decibelímetro

Agentes da Guarda Municipal de São Roque realizaram na sexta-feira, 3 de setembro, um curso preparatório para o uso do decibelímetro. O equipamento foi um dos 16 presentes entregues no aniversário da cidade (junto com a nova viatura da corporação), sendo usado para medir os níveis de pressão sonora, ou seja, ele diz qual a potência dos sons presentes no ambiente.

“Com este novo aparelho, poderemos realizar ações de monitoramento e prevenção da perturbação do sossego público, como por exemplo, pessoas que ligam seus aparelhos de som em volumes muito altos e proibidos por lei, perturbando os vizinhos. Com os novos decibelímetros, poderemos identificar com precisão estes incidentes, para então tomar as ações cabíveis”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Samir Vidal Baptista.

Durante a aula, ministrada pelo senhor Paulo Matias Maidana, os agentes puderam conhecer a fundo não só o funcionamento dos aparelhos, como também conhecer em detalhes as leis vigentes sobre monitoramento de sons na região urbana e rural, garantindo que eles estejam preparados para o uso dos novos instrumentos.

Ao final do curso, todos foram devidamente certificados. O treinamento continua e o próximo passa da ação será a utilização dos aparelhos em campo, em caráter de teste e com o acompanhamento do instrutor, para que então os decibelímetros possam ser usados nas ocorrências diárias atendidas pela Guarda Municipal.

Inscrição para chamada escolar e cadastramento para alunos começa nesta quarta-feira, 8