Cidade italiana vai pagar aluguel para quem se mudar para lá

Não é de agora que comunidades italianas tentam aumentar a população que está em constante declínio. Algumas cidades vinham vendendo casas em ruínas pelo valor de 1 euro ou pouco mais de um dólar. Teora, uma pequena cidade localizada na região sul do país, agora quer atrair novos moradores, oferecendo-se para pagar o aluguel. O município diz que pagará aos recém-chegados 150 euros por mês por dois anos.

“Não acredito em vender casas vazias por 1 euro, o que não incentiva as pessoas a ficarem na cidade”, disse à CNN Stefano Farina, prefeito de Teora. Ele acredita que esse tipo de incentivo atrai apenas turistas que ficam durante as férias. “Dois bebês nascem a cada ano contra 20 idosos que morrem”, explica ele. Por isso, para se inscreverem, os interessados precisarão se comprometer em residir em Teora por pelo menos três anos e já devem ter pelo menos um filho.

“As crianças são o nosso futuro, as novas famílias serão os alicerces da nossa comunidade cada vez menor, por isso incentivamos as pessoas com mais filhos a se inscreverem” – completa. As casas disponíveis foram reconstruídas após um terremoto que atingiu o local e algumas possuem até móveis. Além disso, o prefeito também está oferecendo isenção de algumas taxas para os novos cidadãos. Duas famílias italianas e uma brasileira que é descendente de italianos já se mudaram para lá.