Como trabalhar de casa, da maneira certa

Se por um lado as empresas estão adotando políticas de home office para conter a disseminação do COVID-19, por outro há a questão de que nem todo mundo é familiarizado em trabalhar fora do escritório. Alguns estarão pela primeira vez assumindo funções profissionais no ambiente domiciliar, o que traz o desafio de como permanecer focados sem deixar que as distrações triviais atrapalhem o trabalho e prejudiquem a produtividade. 

João Palmeira é consultor sênior e membro do Conselho de Administração da FranklinCovey, que atua em mais de 160 países ajudando organizações a alcançar resultados que exigem mudanças duradouras no comportamento humano, e oferece dicas importantes para manter a produtividade alta mesmo durante o regime de home office, que funcionam tanto para estagiários como para os executivos experientes.

  • Defina o horário de trabalho e siga-o à risca
  • Programe paradas estratégicas: a cada hora, algo entre 5 e 10 min, dê atenção a filhos, pet, cônjuge.
  • Ir à um cômodo onde os fatores externos não irão distraí-lo.
  • Crie um acordo com os familiares, explicando o motivo e pedindo-os apoio para manter o menor ruído possível e a possibilidade de não ser interrompido.
  • Utilize seu celular para marcar um tempo em que você pretende manter o foco para começar e terminar a atividade (15 a 30 minutos).
  • Faça uma lista de prioridades e siga-a.
  • Desligue os pop ups.
  • Defina objetivos para o dia (aquelas atividades indispensáveis, que terão que ser feitas hoje sem falta).
  • Aprenda a dizer a família, clientes, parceiros e ao pet; durante o tempo definido para cumprir a tarefa, nada deverá ser mais importante.
  • Perceba quando o seu comportamento procrastinador tenta voltar; divida a tarefa em partes.

Lidando com as crianças

Defina seu espaço de trabalho
Seja um escritório, uma escrivaninha ou mesmo a mesa de jantar. Deixe claro que, quando estiver naquele espaço, estará em horário de trabalho e livre de interrupções.

Crie uma rotina
Defina horários para o almoço, os intervalos e o horário de começar e terminar a trabalhar. Pense em uma recompensa se eles se comportarem, como verem um filme juntos ou brincarem quando o trabalho terminar.

Vista-se profissionalmente
Não precisa ficar de terno e gravata, mas também não passe o dia de pijamas ou roupas que normalmente só usa em casa. Essa atitude mostra que você está trabalhando. Se for o caso, use fones de ouvidos e até o crachá da empresa como sinais de que não pode ser interrompido.

Planeje o dia deles
Você precisa se concentrar no seu trabalho, por isso, encontre maneiras de ajudar seus filhos a se divertirem. Quebra-cabeças, jogos e livros são ótimos e ajudam a evitar o tédio e, consequentemente, as interrupções.

Lembre-se que crianças são crianças
Mesmo com todo planejamento, eles ficarão entediados, frustrados e quebrarão as regras de tempos em tempos, mas seja paciente. Quando o silêncio for crucial, explique a importância de eles não interromperem e peça que eles aguardem até que você esteja disponível.

Trabalhar em casa, na companhia de crianças, PODE funcionar, mas é importante se planejar!