Dublador do comissário Gordon do seriado Batman 1966 e de Gonzo em 1984 morre em São Roque

Foto: São Roque Notícias

O dublador José Carlos Malmagro Vieira Guerra, 75 anos, faleceu na noite de terça-feira (3 de novembro). Guerra era um tradicional morador do distrito de São João Novo.

Deixa a esposa Jeane Galati Vieira, os filhos Eliane Vieira, Jeferson, Alex Galati e Dorival Chiara, cinco netos e dois bisnetos.

Nascido em 3 de dezembro de 1944, começou a carreira na TV Tupi como ator e trabalhou na Rádio São Paulo. Fez sucesso como dublador a partir da década de 60 no estúdio AIC São Paulo.

Nos anos 70, foi para a Álamo onde ocupou o cargo de diretor de dublagem. Retornou para AIC que tinha se transformado na BKS.

O neto Thiago Nunes lembrou de alguns personagens dublados pelo avô. Entre eles, Barney (Os Flintstones) e o Comissário Gordon (Neil Hamilton) do seriado Batman (1966). 

 Guerra dublou o general interpretado por James Finlayson no filme “Dois Trapalhões Bem Intencionados”, da dupla “O Gordo e o Magro”, e o Gonzo em “Os Muppets Conquistam Nova York”, em 1984.

Foi também a voz do arquivista Henry (Ernest Borgnine) em “Red – Aposentados e Perigosos” (2010) e de Christopher Lloyd em “A Lenda do Cavaleiro Solitário/A Lenda do Zorro” (1981).

Em 1978, Guerra deu a versão em português para o ator Christopher Reeve no filme “SOS Submarino Nuclear (Gray Lady Down). No mesmo ano, o Reeve se transformaria no Super-Homen (Superman) em quatro grandes sucessos até 1987. Em 1981, dublou John Carradine  no  filme de terror “Clube dos Monstros”.

Fonte: Vander Luiz