Hidrômetro: conheça o equipamento e saiba como ele pode contribuir para economia de água

Indispensável para o controle do volume de água utilizada nos imóveis, ainda mais nesse momento em que a cidade de Mairinque enfrenta o período com o mais baixo volume de chuvas registrado desde 2017, o hidrômetro é um equipamento de precisão que ajuda a manter hábitos de consumo consciente, fundamentais para planejar o orçamento familiar e para a preservação do meio ambiente.

Em vista disso, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, destaca as principais funções do equipamento e como preservá-lo durante sua vida útil.

O equipamento, basicamente, registra o volume de água utilizado em um imóvel, o que resulta no valor da fatura ao fim do mês, de acordo com o uso. A leitura dos hidrômetros é realizada exclusivamente pela Saneaqua de forma mensal pelos agentes comerciais, devidamente identificados e uniformizados, e a fatura é calculada com base no volume consumido ao longo do mês. O valor da fatura é o resultado da diferença entre a leitura atual e a que foi registrada na fatura do mês anterior.

A empresa realiza também, ao longo do ano, o programa de atualização e modernização dos hidrômetros propondo substituições de acordo com os critérios técnicos de avaliação e tempo de uso dos equipamentos existentes.

É importante frisar que os hidrômetros instalados pela Saneaqua seguem normas técnicas de fabricação e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Além de ser muito importante para que os clientes conheçam o seu consumo e possam fazer o controle de sua economia doméstica, o hidrômetro também tem um importante papel social.

“Com as medições dos aparelhos nos domicílios, a concessionaria consegue analisar a média de consumo da população, mapear os hábitos da população, detectar excessos e perdas, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento”, explica Luciana Barros, responsável pela área comercial da Saneaqua.

Confira algumas dicas de conservação do aparelho:

· Mantenha o hidrômetro abrigado da chuva e sol

· Não coloque nada acima do equipamento

· Mantenha-o sempre limpo para que os ponteiros possam girar sem resquícios de poeira ou sujeira

· Nunca retire o lacre do hidrômetro

· Deixe o aparelho em lugar acessível para que a leitura possa ser feita

Em caso de dúvidas com relação ao funcionamento e conservação do hidrômetro, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do atendimento presencial, realizado de segunda a sexta feira das 10hs às 16hs, na loja localizada na rua Prof. José Pinto do Amaral, nº 401, Jd. Cruzeiro ou pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

No horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos.