Programa Portas Abertas permite visitações de estudantes em Estação de Tratamento de Água de Mairinque

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, apresenta a edição 2020 do Programa Portas Abertas, projeto responsável por receber visitantes nas instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. A Ação educativa tem como objetivo levar conhecimento sobre saneamento básico para a população do município.

Neste ano, a expectativa é de que o programa receba cerca de 500 visitas de escolas técnicas, instituições de ensino médio e fundamental, além de outras pessoas que queiram conhecer a ETA. “O ‘Portas Abertas’ propõe uma interação entre a concessionária e população, com isso conseguimos contribuir com a expansão dos conhecimentos sobre saneamento básico e reforçamos a importância do consumo consciente dos recursos hídricos”, explica Luana Ronconi, Engenheira da Saneaqua.

Na visita monitorada, os participantes são recebidos por técnicos da empresa e percorrem o caminho das águas para aprender, de maneira didática, todas as etapas para a produção da água que é distribuída na cidade. O trajeto é composto por painéis que apresentam os mananciais em que a água bruta é captada, como as Represas do Fiscal e Carvalhal, depois os visitantes seguem para a visualização do processo de tratamento, etapa em que aprendem como funciona o trabalho da empresa. Além disso, é realizada uma visita ao laboratório físico-químico, onde são realizados os testes de qualidade da água de hora em hora, processos necessários para garantir os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

No fim de fevereiro

A Estação de Tratamento de Água recebeu a visita de alunos da ETEC de Mairinque. O grupo percorreu o caminho das águas, conheceu as fontes hídricas da cidade e como é feita a captação. Os alunos também viram os diferentes tanques pelos quais a água passa durante o tratamento e descobriram a importância de cada etapa. No laboratório eles conheceram a tecnologia empregada no controle de qualidade da água.

Os interessados em participar do programa devem realizar o agendamento pelo e-mail comunicacao@saneaqua.com.br.