Projeto CrossFit Adaptado do AMEAS recebe homenagem na Câmara

Durante a Sessão da Câmara realizada na segunda-feira, dia 14, o vereador Julio Mariano concedeu Moção de Congratulações à AMEAS – Associação Movimento Esporte Adaptado e Superação e à sua idealizadora, Karina Meneguini, professora e educadora física, por oferecer o CrossFit Adaptado a deficientes físicos no município.

Segundo Julio Mariano, a homenagem é uma forma de reconhecimento ao pioneirismo da professora Karina, que adaptou uma modalidade de atividade física explosiva que exige foco, força, concentração e agilidade, as mais diversas formas de deficiências e limitações físicas ou mentais, promovendo saúde, inclusão social, satisfação pessoal, capacidade física e qualidade de vida aos participantes deste projeto.

Desde 2014, a academia Box Fit Karina Meneguini oferece aulas gratuitas para pessoas que possuem limitações físicas e mentais, com exercícios baseados no CrossFit tradicional, porém com adaptações que foram aprovadas pela CrossFit Brasil. Dessa forma, o treinamento possui um selo que garante a qualidade e assegura que os exercícios são seguros para os praticantes.

“O CrossFit Adaptado, traz grandes resultados para essas pessoas com necessidades especiais, mas não substitui os demais tratamentos, como por exemplo, a fisioterapia, mas traz benefícios complementares que melhoram a qualidade de vida dos praticantes, um deles é o fato da integração social entre os participantes e também entre os outros usuários do Box”, explica o vereador.

Além das aulas no espaço, os participantes do projeto também participam de atividades externas como, por exemplo, a Corrida de Aleluia, realizada anualmente no município de São Roque, onde o Box Fit Karina Meneguini leva seus alunos com deficiência para participarem, seguindo os mesmos princípios de inclusão social, satisfação pessoal, superação e qualidade de vida.

Para custear as aulas gratuitas, a AMEAS e o Projeto Cross Fit Adaptado realizam eventos beneficentes ao longo do ano, como bingos, piqueniques, apresentações de dança, entre outros, que contam com a participação de voluntários, familiares, colaboradores e admiradores do trabalho social e da manutenção dele, que tem ajudado dezenas de pessoas e suas famílias.

Em reconhecimento ao trabalho que é realizado pela Professora Karina Meneguini, cuja importância já foi pauta de jornais, rádios, sites e programas de TV em São Roque e região como, por exemplo, o Programa Revista de Sábado, exibido pela TV Tem – afiliada da Rede Globo de Televisão, o vereador Julio Mariano lhe entregou em mãos a Moção de Congratulações.

“É muito importante reconhecer trabalhos como o da Karina, que vai além das suas obrigações pessoais e empresariais, passando a ser uma forma de solidariedade, humanismo e amor ao próximo, cumprindo um papel social relevante e inspirador para toda a sociedade são-roquense”, encerra o vereador Julio Mariano, de São Roque.