Represa de Pirapora não está em risco, diz EMAE

A Empresa Metropolitana de Água e Energia, responsável pela barragem de Pirapora do Bom Jesus, no rio Tietê, veio a público na noite desta segunda-feira, 10, desmentir boatos sobre sirenes tocando e risco de rompimento da estrutura.

Diz a nota elaborada pelo Governo do Estado: “Diante do grande volume de chuva registrado na Região Metropolitana de São Paulo desde a noite de domingo, a EMAE- Empresa Metropolitana de Águas e Energia informa que opera suas estruturas que integram o sistema de controle de cheias do rio Tietê dentro dos limites operacionais previstos para esses equipamentos com o objetivo de proporcionar o trânsito das águas no menor prazo possível, evitando o agravamento da situação.

A Empresas informa que a barragem de Pirapora opera normalmente dentro das condições para qual foi projetada, respeitando todos os requisitos de segurança da estrutura.”

A barragem sequer possui sirenes de alerta, como foi divulgado nas redes sociais. Porém, o rio Tietê apresenta grande volume de água e é necessária muita atenção, sim, para quem mora próximo ao fluxo de águas e também em áreas de encostas, conforme alerta da Defesa Civil.