Saiba como evitar as fake news durante o isolamento social

Com o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 as pessoas passaram a estar mais tempo em suas casas o que consequentemente o uso da internet teve um aumento significativo durante este período. Por conta do aumento do uso da internet durante a quarentena muitos brasileiros estão caindo em golpes por conta de fake news que estão sendo compartilhadas tanto em páginas como em redes sociais.

As fake news são informações, notícias que são divulgadas com dados falsos de alguma oferta que alguma empresa está oferecendo aos usuários, por exemplo. Essas notícias contém informações irreais que chama atenção do usuário de maneira que o mesmo faça um clique em um link que pode roubar dados pessoais, sejam senhas ou qualquer outro dado.

Porém é muito difícil que as autoridades reconheçam quem são os autores desse tipo de crime, para isso é importante que os usuários tenham consciência daquilo que compartilha nas redes sociais, por isso sempre confira de alguma fonte reconhecida se aquela informação é verdadeira.

A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, disponibiliza uma série de dicas de como navegar pela internet de maneira segura e se proteger de fake news, como por exemplo:

1. Álcool em gel é distribuído de forma gratuita à população

Atenção: As empresas não estão oferecendo álcool em gel à população, essa ação é feita em forma de doação para hospitais ou agentes de saúde. Em caso de que o usuário recebe algum formulário solicitando seus dados, não preencha!

2. Planos de internet são oferecidos pela Anatel

Atenção: É importante ressaltar que a Anatel não oferece e nunca ofereceu pacotes de internet aos usuários, o principal objetivo da Anatel é estimular o desenvolvimento das operadoras de telecomunicações no Brasil, podendo proporcionar ao país serviços de qualidade, diversificados e com valores justo.

3. Golpes Digitais

Atenção: Durante a quarentena muitos criminosos criam sites falsos oferecendo conteúdos plataformas para assistir filmes, séries online grátis. Nunca clique nesses links, sempre confirme no site oficial da plataforma se existe a possibilidade de ver conteúdos de maneira gratuita.

Além de alertar aos usuários a Anatel também oferece algumas dicas de como navegar pela internet de maneira segura, os usuários podem conferir quais são as dicas dadas pela agência para poder aproveitar a quarentena sem se preocupar em cair em golpes digitais.

Se divirta com a sua família ou amigos seja vendo, filmes, séries ou o melhor da programação do futebol durante a quarentena, mas sempre preste atenção onde você está clicando e também confirme sempre em fontes confiáveis as informações compartilhada. Se você sofrer algum tipo de golpe saiba que existem delegacias especializadas em crimes cibernéticos, busque a unidade mais próxima a sua casa e fique sempre atento!