Saneaqua segue plano para enfrentar a estiagem e diminuir as perdas

Em setembro, macromedidores, válvulas e ventosas foram instalados em seis bairros; objetivo é aumentar a disponibilidade de água

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, realizou no mês de setembro testes de estanqueidade e ações de gerenciamento de pressão, como a instalação de macromedidores, válvulas e ventosas, nos bairros Vila Granada, Nova Mairinque, Cruzeiro, Reneville, São José e Cecap. A iniciativa tem como finalidade reduzir perdas e equalizar a pressão da água que abastece o município, evitando possíveis rompimentos nas redes de distribuição e contribuindo para o aumento da disponibilidade de água para a população.

Para os testes de estanqueidades, os bairros são divididos em subsetores com o objetivo de delimitar áreas menores e identificar possíveis rompimentos de redes. Em seguida, a equipe de operação utiliza um manômetro, equipamento que mede a pressão da água e verifica o funcionamento das válvulas e as descargas instaladas nas tubulações. De janeiro a setembro deste ano, foram instalados 23 equipamentos, entre registros, macromedidores, válvulas e ventosas.

Outra frente de trabalho é a de substituição de redes de água. Desde o início deste ano, 2.100 metros de tubulações foram trocadas nos bairros Jardim Vitória, Moreiras e Dona Catarina. Outros 2.600 metros de redes foram implantados no Distrito de Moreiras, obra complementar à perfuração de um novo poço para abastecer o bairro.

As ações são parte do plano de contingência elaborado e implementado pela concessionária no município para enfrentar a estiagem e reduzir o índice de perdas de água, que, atualmente, está em 28%, o menor indicador registrado desde o início da concessão em 2010, quando as perdas de água na cidade eram de 56%.

“À frente dos dados nacionais em que quase 40% da água tratada no país é perdida por conta de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição, somente neste ano, Mairinque já identificou e sanou 195 vazamentos não visíveis”, destaca Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.

A empresa reforça, porém, que, mesmo com as intervenções já realizadas, as boas práticas de uso consciente da água devem continuar, principalmente devido ao primeiro semestre do ano ter sido apontado como o mais seco dos últimos quatro anos em Mairinque. “Contamos com a colaboração dos moradores contra o desperdício. Pequenas ações individuais podem trazer grandes resultados coletivos”, ressalta Dias.

Campanha Jogando Junto pela Água

Além do plano de contingência, também está no ar a campanha “Jogando junto pela água”, para incentivo ao consumo consciente. A ação conta com o site www.jogandojuntopelaagua.com.br que traz informações sobre as condições dos mananciais que abastecem a cidade, além de dados sobre os índices de chuvas.

Nesta página, a população de Mairinque também pode acompanhar as principais obras e ações da concessionária para o enfrentamento deste período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar seu consumo de água mais eficiente.

A campanha também conta com veiculações em mídias tradicionais, como jornais e sites de notícia, ações em redes sociais, carro de som, envio de mensagens de SMS aos clientes e entrega de folheto com dicas de consumo consciente à população.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados