O Governo de São Paulo lançou a consulta pública para a concessão do Trem Intercidades Eixo Oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba com previsão de leilão até o fim de 2025 e contrato assinado em 2026. O serviço, previsto para a próxima década, inclui 17 novos trens para operação nos serviços expresso e parador.

Segundo o edital, os trens deverão ser do tipo trem-unidade elétrica (TUE), mas há possibilidade de uso de modelos push-pull ou double-decker, desde que atendam aos requisitos técnicos. Os veículos precisarão operar em todas as linhas do sistema ferroviário paulista, com bitola de 1.600 mm, tração elétrica de 3.000 Vcc por catenária, e atender especificações como velocidade máxima de 140 km/h, capacidade mínima de 470 passageiros sentados e inclinação máxima de 4%.
O novo trem intercidades promete reduzir o tempo de viagem entre São Paulo e Sorocaba de mais de 2 horas para cerca de 60 minutos, com previsão de quatro novas estações e atendimento estimado de 50 mil passageiros por dia.