Há 70 anos: Jardim Ester, inauguração da Capela de Santa Rita, morte de Cláudio de Souza e construção do Manley Lane – O Democrata

O centenário arquivo do Jornal O Democrata, desde 1917, permite viajar pelo tempo com direito a escolher o ano. Nesta semana, voltamos a 1954 para destacar algumas reportagens da história de São Roque.

Capela de Santa Rita inaugurada em outubro de 1954

A Capela de Santa Rita é referência na Vila Aguiar e realiza, em maio, a festa da padroeira. Há 70 anos, o jornal O Democrata (16 de outubro de 1954) informava sobre a realização da Primeira Festa de Santa Rita de Cássia. “O vigário Frei Telésforo do Menino Jesus e a comissão organizadora têm o prazer de convidar a todos os fiéis para participarem da primeira festa em honra de Santa Rita”, destacava a publicação. No dia 24 de outubro, houve a exposição da relíquia de Santa Rita, trazida de Roma pelo vigário e doada à nova capela.

Epaminondas de Oliveira: o primeiro nome do Colégio Manley Lane

Em 1954, o Manley Lane chamava-se Colégio Estadual Epaminondas de Oliveira. Inaugurado em 6 de março de 1948 como Ginásio Estadual de São Roque, ele passou a ser chamado de Epaminondas de Oliveira em 1953, por decreto do governador Lucas Nogueira Garcez. A mudança de nome para Horácio Manley Lane foi realizada pelo governador Jânio Quadros, quando Horácio Manley Lane doou o terreno na Avenida João Pessoa. A homenagem é para seu avô, o norte-americano com o mesmo nome, que veio ao Brasil para organizar o Colégio Presbiteriano Mackenzie (São Paulo), a primeira instituição de ensino particular no Brasil. Após reclamações de familiares pela mudança, a escola de São João Novo recebeu o nome do professor e maestro Epaminondas de Oliveira.

O ginásio estadual, desde sua criação, não tinha sede própria e dividia espaço com o Grupo Escolar Bernardino de Campos. No Jornal O Democrata de 13 de novembro de 1954, o deputado Lino de Matos cobrava do governador Adhemar de Barros a continuidade da obra, interrompida após a saída do próprio deputado da Secretaria de Educação. O prédio do Colégio Manley Lane seria inaugurado em 1958.

Jardim Ester vendeu todos os lotes em apenas três dias

O Jornal O Democrata de 17 de julho de 1954 estampou, na primeira página, o sucesso de vendas do Jardim Ester. “Esta página estava reservada para um anúncio do Jardim Ester, mas com a venda total dos lotes em apenas três dias, os proprietários aproveitam para agradecer a preferência dos compradores abaixo relacionados, que mais uma vez dão prova de cooperação no progresso e grandeza de nossa querida cidade”, anunciava o jornal. Informava ainda que todos os serviços de arruamento, a cargo do engenheiro Pedro Pedrossian, seriam iniciados na semana seguinte, e que o problema da água já estava sendo estudado, graças à cooperação dos condôminos.

Destaque para o trabalho do engenheiro Pedro Pedrossian, que se tornaria governador de dois estados e senador. Nascido em Miranda (MS), era ligado ao prefeito Danton Castilho Cabral. Pedrossian foi governador de Mato Grosso (1966-1971). Com a criação de Mato Grosso do Sul, foi governador nomeado em 1980 e governador eleito em 1990. Na capital, Campo Grande, levam o nome dele o Parque dos Poderes e o maior estádio do estado, dentro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Morte do escritor Cláudio de Sousa, presidente da Academia Brasileira de Letras

O escritor e médico são-roquense Cláudio de Sousa viveu boa parte da vida no Rio de Janeiro. Ele integrou a Academia Brasileira de Letras e presidiu a entidade, criada por Machado de Assis, por duas vezes (1938 e 1946). Na primeira página da edição de 3 de julho, O Democrata trouxe a biografia do “grande são-roquense”, que, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, também era membro da Academia de Ciências de Lisboa, Academia de Artes e Letras de Cuba e Instituto Argentino de Cultura.

Cláudio de Sousa foi um dos fundadores da Academia Paulista de Letras e criador da Cadeira 19, cujo patrono é outro são-roquense: Antonio Joaquim da Rosa (Barão de Piratininga). O salão nobre da entidade no Largo do Arouche tem o nome do escritor. A casa em que residia em Petrópolis (RJ) foi doada por sua esposa ao Museu Imperial e hoje abriga o Instituto Histórico de Petrópolis, a Academia Petropolitana de Letras e a Academia Petropolitana de Educação.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.