Nesta semana a família de Antônio Vitorino da Silva, que se encontra internado, em estado grave, na Santa Casa de São Roque, desde o dia 19, procurou a mídia e as autoridades em busca de ajuda para uma vaga na UTI Coronariana – especializada em pacientes cardiológicos.
A Prefeitura de São Roque informou em nota que se trata de um quadro bastante delicado. “Foi solicitada a vaga para transferência do paciente, utilizando a Regulação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (CROSS – Central de Referencia Oferta de Serviços de Saúde).
As vagas em serviços especializados, inclusive UTI, são solicitadas pelo Hospital requerente e na Central do CROSS um médico regulador direciona para onde o paciente será transferido. Desta forma não temos governabilidade sobre o destino e data de encaminhamento”, justificaram.
Desde que o referido paciente deu entrada, recebeu o atendimento possível para um hospital que atende baixa e média complexidade, como a Santa Casa, de acordo com a Prefeitura. “Sensível ao caso e à família, também está sendo feito um esforço paralelo na busca de outras alternativas, mas estamos tendo muitas dificuldades.
A Santa Casa está com a estrutura preparada para assim que abrir uma vaga possa ser feita a transferência, uma vez que as condições do paciente permitam. O Departamento de Saúde da Prefeitura também está no caso, travando uma verdadeira luta e insistindo ao Estado que libere essa vaga o mais rápido possível”.