Ibiúna terá universidade pública e inscrições para o vestibular estão abertas | O Democrata

 

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu inscrições para 18.250 vagas do vestibular do 2º semestre de 2018, destinadas a 116 polos de todo o Estado. Entre os polos está o de Ibiúna, que irá funcionar no último piso do shopping da cidade, na avenida São Sebastião. No município, serão oferecidos quatro cursos: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Licenciaturas em Matemática e Pedagogia.

As inscrições terminam dia 19 de junho e devem ser feitas pelo site www.vunesp.com.br (link “Univesp – Processo Seletivo 2º Semestre 2018”).

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Os cursos são totalmente gratuitos. As provas serão realizadas no dia 8 de julho, às 14h, de forma presencial nas cidades que englobam diversas regiões do Estado de São Paulo.

Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv.

De acordo com o governador Márcio França, a Univesp representa a oportunidade para jovens cursarem graduações no padrão das melhores universidades brasileiras. “Para contribuir ainda mais com o ingresso à universidade, neste vestibular de 2º semestre, vamos disponibilizar a isenção da taxa de inscrição destinada às pessoas cadastradas no CadÚnico”, ressalta.

“A educação tem sido uma das prioridades da nossa gestão e essa parceria é uma grande conquista para a população de Ibiúna, que passa a ter acesso a ensino superior gratuito e de qualidade, com professores da USP e de outras renomadas universidades do Estado. É uma oportunidade sem precedentes que a cidade está oferecendo para quem busca uma graduação”, afirmou o prefeito João Mello.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Carlinhos Marques, a conquista é um avanço para o ensino superior local. “Ibiúna perdeu a Estácio, mas agora contará com o polo de uma universidade pública a distância, com professores da USP, Unesp e Unicamp”, disse o secretário.

Outras Notícias

 

Inscrições de bandas para Festival de Rock terminam dia 13

Até o dia 13 de junho estarão abertas as inscrições para o Festival do Rock da Estância Turística de Ibiúna das 8h às 17h no Cinai. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de julho.

As bandas interessadas deverão portar no ato da inscrição o CNPJ para cadastro. Informações pelo telefone: (15) 3248-1743.

 

Vacinação contra a gripe está abaixo da meta e segue até 15 de junho

A Prefeitura de Ibiúna prorrogou por mais 15 dias a campanha de vacinação contra a gripe, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Conforme balanço da Secretaria de Saúde, até o dia 30 de maio 9.895 pessoas de todos os grupos foram imunizadas na cidade. O número está abaixo da meta, segundo o setor, reforçando que o objetivo é atingir o maior número de pessoas em Ibiúna.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina para a população alvo da campanha (idosos, gestantes, crianças entre seis meses de idade e quatro anos e 11 meses, mulheres até 45 dias do parto, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, professores da rede pública e privada em atividade). A vacinação segue no Centro de Saúde Central de 8h às 16h. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identidade e, quem tiver, deve apresentar também a caderneta de vacinação.

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.

O objetivo da vacina é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe. Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

 

Campanha intensifica prevenção e combate às queimadas na cidade

A Prefeitura de Ibiúna intensifica a partir deste mês as campanhas de prevenção e combate às queimadas que tanto afetam o município entre junho e outubro. Queimada, mesmo prevista na Lei de Crimes Ambientais, ocorre durante o ano todo, infelizmente, mas neste período, o clima seco, a ocorrência de ventos mais fortes e até as festas juninas, com suas fogueiras e balões, contribuem para alastrar focos de incêndios, o que coloca em risco vidas de seres humanos e animais, além de causar danos à saúde da população e prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente.

Segundo a Lei Municipal 1714/2011, são crimes passíveis de pena de multa e prisão provocar incêndios florestais e queimar resíduos a céu aberto, seja em quintais, terrenos baldios ou nas matas. Para coibir esses crimes, reduzir os índices de queimadas e evitar riscos às pessoas e ao meio ambiente em território ibiunense, a Prefeitura está promovendo uma série de campanhas voltadas, principalmente, para prevenção e conscientização da população a respeito das graves consequências das queimadas.

“Os prejuízos à saúde das pessoas e ao meio ambiente são enormes. Elas agravam as doenças do sistema respiratório, especialmente na população mais suscetível, como crianças e idosos; destroem lavouras produtivas e construções rurais, afetando o trabalho dos nossos agricultores e o abastecimento de alimentos; causam mortes de animais, incluindo de espécies ameaçadas de extinção; e destroem matas e nascentes de água, colocando em risco o próprio abastecimento de água potável; além de poluir o ar com gases que pioram ainda mais o aquecimento global”, explica o prefeito João Mello.

 

 

 

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.