Inauguração do Centro de Saúde de Saúde de São Roque em 4 setembro de 1971 | O Democrata

O Centro de Saúde de São Roque (rua Alfredo Salvetti, 129 próximo à rodoviária) foi inaugurado na manhã de 4 de setembro de 1971 pelo prefeito Henrique Luiz Arnóbio, o governador Laudo Natel e o secretário estadual de Saúde, Mário Machado de Lemos.

O Democrata circulou no dia da cerimônia e na edição seguinte (11 de setembro) deu grande destaque à “Festiva inauguração do Centro de Saúde”

O prédio com mais de mil metros quadrados foi construído com recursos do governo do Estado em terreno cedido pela municipalidade e a inauguração fez parte da programação da Semana da Pátria.

O Democrata destacou a presença de altas autoridades, oradores e outra notas no evento com a participação da Fanfarra do Instituto de Educação Horário M. Lane com 46 figuras e a regência de Florisvaldo Aguiar, professor de Educação Física daquele estabelecimento.

A chegada das autoridades foi um acontecimento e com certeza despertou o interesse dos moradores. Afinal, foram dois helicópteros. Um deles com o governador e chefe da Casa Civil, Henry Aidar. Em outro, o secretário de Saúde e assessores.

O Centro de Saúde foi representado pelo médico-chefe Renato Vieira, o dr. Euclydes de Oliveira Júnior e demais servidores.

Vieram de Sorocaba, Moacyr Deleuze (diretor da Divisão Regional de Saúde), dr. Álvaro Ferreira (chefe do Distrito Sanitário) e os médicos da unidade sanitária da vizinha cidade Ivo Lindemberg Quintanilha e José Botelho Filho.

Entre as autoridades municipais, o vice-prefeito Dante Bastos, o vereador Donaldo Lopes (amigo pessoal do governador Laudo Natel), padre Peter Fenech, Carlos Salvetti (diretor clínico da Santa Casa), José Carvalho de Brito e José Henrique Shuman (Rotary Club), Durival Cantamessa (Associação Comercial), João Pocciotti e João Gennari (Sociedade Amigos da Cidade), Zé do Nino (São Roque Clube), professores Wladimir Nardelli (M. Lane), Francisco Salles Boccato (Grupo Escolar Barão de Piratininga, Bairro do Cambará), os representantes da Prefeitura de São Roque Major Jarbas Pires Valente, Luiz Wille Mirim, José Maria de Carvalho, Quintino de Lima, Hélio Villaça e Abel de Almeida Filho, o jornalista e vinhateiro Jubair de Souza Carvalho e o filho, “o jovem acadêmico de medicina Deusvenir”.

Os representes do Jornal O Democrata, Rino Boccato e Paulo Silveira Santos, registram na reportagem: “inúmeras outras pessoas e representantes cujos nomes não conseguimos anotar”.

Após o corte da fita simbólica, os presentes realizaram uma visita ao “majestoso prédio de dois andares que se acha equipado com o que há de mais moderno no campo da assistência médico-sanitária”.

O Centro de Saúde “não atenderá os casos comuns de rotina, mas terá departamentos especializados de higiene pré-natal e da criança, bem como de rádios-x, odontologia sanitária, tuberculose e hanseníase e será dotado de assistentes sociais e terá um amplo fichário e cadastro completo”.

O prefeito Henrique Luiz Arnóbio assinalou que a conquista representa “um novo marco de progresso para a nossa terra.”

O governador autorizou a contração de cinco médicos, pessoal auxiliar e aquisição de equipamentos. Na sequência, seguiu para Sorocaba onde abriu mais uma edição da FAPIS (Feira Agropecuária e Industrial de Sorocaba).

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados