Infectados pelo coronavírus já são 136 em SP; confira as ações e restrições nas cidades da região

O número de casos do novo coronavírus confirmados no estado de São Paulo subiu de 65 para 136, de acordo com novo balanço do Ministério da Saúde divulgado neste domingo (15). O número mais que dobrou em relação ao balanço publicado no sábado (14): o aumento percentual foi de 109%.

Na sexta-feira (13) e no domingo (15), o governo de São Paulo, a Prefeitura da capital paulista e outros órgãos anunciaram medidas para evitar a propagação do vírus.

O governador João Dória, junto de outras autoridades, realizou uma reunião neste domingo (15) para definir novas medidas de intensificação contra o coronavírus.

Entre as normas, ficou estabelecido que, a partir de terça-feira (17), todos os funcionários públicos estaduais com mais de 60 anos, excetuando os que trabalham nas áreas de segurança pública e saúde, deverão trabalhar de casa.

Além disso, também foi definido que museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado de São Paulo deverão ficar fechados por até 30 dias. Foi recomendado que o setor privado de entretenimento, como teatros, cinemas e afins, também fechem as portas durante esse mesmo período.

Na tarde de hoje (16), João Doria fala com a imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, às 15h, para detalhar as novas medidas.

Na região, os prefeitos estão seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

São Roque

O prefeito Cláudio Góes anunciou, na tarde deste sábado (14), algumas medidas restritivas e orientações a serem adotadas pelo município para prevenção e enfrentamento ao Coronavírus. Para o prefeito Cláudio Góes o momento não é de pânico, mas de cautela.

AULAS – Acompanhando as diretrizes estaduais, de 16 a 20/03 as escolas funcionarão normalmente, com presenças facultativas no período. As famílias que já conseguirem deixar os filhos em casa, poderão fazer sem prejuízo de faltas. A partir do dia 23/03, as aulas em todas as EMEIs, EMEFs e Creches serão suspensas;

EVENTOS – Todos os eventos organizados pela Prefeitura, previstos para o período de 16/03 a 30/03, serão suspensos ou reagendados. A Prefeitura também orienta que eventos particulares com concentração de pessoas, sejam reavaliadas possibilidades de reagendamentos;

SERVIÇOS – Os serviços ofertados pelo Município continuam sendo prestados normalmente;

POSTOS, HOSPITAL E SERVIÇOS DE SAÚDE – Continua em caráter normal, com ações adicionais de combate ao COVID-19;

BEM ESTAR SOCIAL: Por enquanto, somente as atividades do CCI (Centro de Convivência do Idoso) serão paralisadas, a partir do dia 16;

FUNDO SOCIAL: Serão paralisados os cursos e o galpão de doação de roupas. Os demais atendimentos ocorrem em horário reduzido devendo ser agendados pelo fone (11) 47848526.”

Mairinque

As atividades nas escolas e creches municipais serão gradualmente suspensas a partir do dia 16 de março. Para as escolas particulares fica recomendada a suspensão de aulas.

As famílias que conseguirem se organizar para deixar os filhos em casa poderão assim fazer. As ausências serão justificadas.

Entre os dias 16 a 18 de março, diretores, professores e funcionários devem desenvolver atividades de prevenção e orientação para os alunos que estiverem frequentando a escola.

A partir do dia 23 de março as aulas serão totalmente suspensas, retornando somente mediante avaliação da situação nacional.

Os cursos de Padaria e Corte e Costura, oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, estão suspensos e a nova data para início será informada.

Os demais serviços da Prefeitura, como Paço Municipal, Assistência Social, Postos de Saúde, GCM, Pronto Atendimento, Bombeiros, Samu, entre outros, funcionarão normalmente.

Essas medidas foram tomadas para evitar a circulação de pessoas e intensificar as medidas contra o coronavírus.
No último dia (11), os profissionais da saúde e educação receberam capacitação para atender a população.

“Estamos acompanhando o posicionamento do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Diariamente serão realizadas avaliações para verificar a necessidade de mais ações e tomadas as medidas de segurança. Nosso intuito é proteger nossa população contra o coronavírus, principalmente aos que pertencem aos grupos de risco”, afirmou Peixinho.

Araçariguama

O prefeito Joca anunciou medidas para evitar a propagação do coronavírus na sexta-feira (13). Eventos com aglomeração de pessoas estão proibidos; expediente nos departamentos municipais estão suspensos, exceto as relacionadas aos serviços essenciais, relativos ao Pronto Atendimento Municipal, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Guarda Civil Municipal, Transporte Público Municipal e Coleta de Lixo Urbano; atividades educacionais em todas as escolas, creches e universidades, das redes de ensino pública e privada estão suspensas. Confira as orientações na íntegra: https://www.facebook.com/107469927360375/posts/195763348531032/?sfnsn=wiwspwa&d=w&vh=e&d=w&vh=e&extid=zmExNQUhQAEbEDcb

Vargem Grande Paulista

Em Vargem Grande Paulista, o prefeito se pronunciou em vídeo pelo Facebook adotando as mesmas medidas das demais cidades, como suspensão de eventos esportivos, reuniões e cursos. “Conforme orientações das autoridades de saúde, estamos suspendendo todas as atividades que reúnem aglomerações de pessoas (aulas, reuniões, eventos públicos, etc). As medidas são preventivas e visam preservar o bem estar da população, bem como conter o avanço do novo Coronavírus. As ações que estamos implementando serão continuamente analisadas, sempre de acordo com os protocolos adotados pelo Ministério da Saúde, e todas as informações e orientações serão comunicadas à população por meio dos canais de comunicação oficias. Este é um momento de solidariedade entre as pessoas e contamos com a sua compreensão”, informou a Prefeitura em nota nas redes sociais.

Ibiúna

Já a Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna informa que, até o momento, não há registros de casos confirmados do Coronavirus no município. Ainda assim, a Administração tem tomado medidas preventivas – em consonância com as diretrizes estaduais.

Por determinação do prefeito João Mello, todos os eventos públicos referentes ao Aniversário da Cidade foram suspensos.

Na Educação, as escolas funcionarão normalmente até o dia 20 de março – nesse período, os pais poderão optar se levarão, ou não, seus filhos às aulas. A partir do dia 23, todas as atividades em creches e escolas estaduais e municipais serão suspensas.

A Secretaria de Saúde tem monitorado a situação e reitera: não há casos confirmados do Coronavirus em Ibiúna. Os hospitais e postos de saúde têm funcionado normalmente e com ações adicionais de combate ao COVID-19.