INMET mantém alerta de perigo para São Paulo devido às chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para todas as regiões de São Paulo sobre as fortes chuvas que caem no Estado. A classificação de alerta máximo foi reduzida ao longo do dia e no momento, o aviso é de perigo nas regiões desde o litoral até o interior. Este alerta vale para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

A Defesa Civil do Estado também emitiu um aviso de risco meteorológico para todo o estado pois há previsão de fortes pancadas de chuva entre 70 e 120 mm nas regiões de  Sorocaba, Campinas, Litoral Norte, Araraquara, Bauru, Marília, Santos, Registro, São José dos Campos e na capital paulista.

Devido ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, a população deve tomar medidas de precaução como não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e outdoors, pois há risco de queda e descargas elétricas; ficar atento aos morros e  encostas; desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, permaneça em local abrigado e em caso de inundação, proteja seus pertences da água envolvendo-os em sacos plásticos. E em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (199), que também possui o serviço de alertas por SMS, basta enviar o CEP do local para o número 40199.