Um jovem teve o celular furtado ao sair da estação Oscar Freire, em São Paulo, na manhã de terça-feira (19). Após rastrear o aparelho por aplicativo, ele procurou ajuda em diferentes unidades policiais, mas recebeu a mesma orientação: ir sozinho até o local indicado pelo rastreamento e, apenas se encontrasse algo suspeito, ligar para o 190.
A vítima passou pelo 77º Distrito Policial, uma base da PM na avenida Duque de Caxias e o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), mas só conseguiu auxílio para acionar o 190 após pedir um telefone emprestado no último local. Mesmo assim, não obteve confirmação se a busca pelo aparelho foi feita. O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Eletrônica.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a orientação recebida pelo jovem não condiz com os protocolos oficiais e que as equipes serão reorientadas. O órgão destacou que, em casos de furto ou roubo com rastreamento ativo, a recomendação é registrar a ocorrência em qualquer delegacia — presencial ou online — e, em situações de emergência ou flagrante, acionar imediatamente o 190.
Com informações do Metrópoles.

