Lixo é descartado de forma incorreta e Prefeitura de Ibiúna reforça pedido de colaboração aos moradores

A Prefeitura lançou no ano passado, a campanha “Cidade Limpa”, que tem por objetivo comunicar a população sobre o horário certo do descarte do lixo para a coleta. Para isso, foi amplamente divulgado, inclusive no site da Prefeitura, o horário da coleta de lixo em cada local. Assim, todos podem contribuir com a limpeza da cidade e bairros fazendo o descarte do resíduo em horários próximos da passagem dos caminhões. Além disso, a Prefeitura vai intensificar a conscientização e orientação aos munícipes, principalmente nos comércios locais.

Durante o dia, o lixo só pode ser colocado na porta de casa, no máximo com uma hora de antecedência do horário previsto para o recolhimento da coleta. Se o caminhão passar à noite, o lixo deverá ser acondicionado em sacos reforçados e podem ser colocados na rua entre às 17h e às 22h, de segunda a sábado. Segundo informou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, nos bairros onde o caminhão da coleta não tem acesso, por conta das ruas estreitas, a Prefeitura costuma colocar caçambas de lixo para que a população faça o descarte, que também deve respeitar o horário e dia da coleta. “Ainda assim, os moradores não têm respeitado e jogam o lixo do lado ao invés de dentro da caçamba. Bem como o lixo, principalmente da área central que é todo espalhado pelos chamados ‘catadores de latinhas”, informou a Prefeitura.

“Por isso, as pessoas devem colocar o lixo na lixeira, com uma antecedência de no máximo uma hora. Essa é uma medida simples que todos devem tomar e que vai ajudar a evitar que o lixo fique espalhado e possa causar mau cheiro e doenças”, reforça.

A coleta, por enquanto está seguindo o roteiro anterior, mas será feita uma nova programação por regiões, assim a população vai poder ajudar ainda mais para deixar a cidade e bairros mais limpos. Nos bairros os horários ainda estão sendo ajustados, mas em breve estará definido.

Coleta do Lixo

O serviço de coleta é realizado pela Prefeitura Municipal, os caminhões são adesivados e os funcionários uniformizados. A coleta domiciliar atinge 100% do município, sendo a frequência diária ou três vezes por semana, dependendo do bairro. A coleta na área central passou a ser feita de segunda a sábado das 17h até às 22h. É importante que os munícipes identifiquem a frequência de coleta em sua rua e coloquem o lixo poucos minutos antes para evitar a exposição do lixo a cães, ratos e insetos. Todo o lixo é enviado para um Aterro Sanitário devidamente regulamentado por órgãos ambientais. Informações sobre o dia e horário da coleta de lixo na área central veja a tabela completa disponível no site da Prefeitura Municipal (www.ibiuna.sp.gov.br) e em caso de dúvidas ligue para (15) 3248.9900 (Secretaria de Desenvolvimento Urbano).