Maria-fumaça passa por teste em São Roque

A segunda Maria-fumaça de São Roque voltou a percorrer as linhas do município na manhã do sábado, 11 de setembro. A cidade conta com duas locomotivas históricas, sendo que a primeira (nª5) foi colocada em funcionamento em maio deste ano e agora, o segundo trem (nº4) percorreu um pequeno trecho em caráter de teste. A ação foi realizada por técnicos especializados no maquinário e que realizam ações periódicas com o veículo para sua preparação e preservação.

“São Roque cuida dos seus patrimônios históricos. Temos grandes planos para o turismo do município e que também envolvem a nossas Marias-Fumaça, que ficaram 10 anos paradas e agora estão recebendo todo cuidado que merecem. Vê-las percorrer novamente nossas linhas é um motivo de grande alegria e futuramente elas levarão nossa população e os turistas em belos passeios pela nossa cidade. “, afirmou o Prefeito Guto Issa.

Além do trabalho nas locomotivas os técnicos também atuaram nos vagões das Marias-Fumaça, cuja parte elétrica já foi finalizada e agora passam por um trabalho de madeiramento e impermeabilização. O projeto da administração Cidade de Todos vai destacar para o turismo, além da própria Estação, que já é uma atração, roteiros com a locomotiva para outros pontos da cidade, incentivando e fomentando novos pontos de visitação.

“São maquinários que remetem a década de 1940, verdadeiras preciosidades históricas que precisam de um cuidado especial. Temos trabalhado nelas desde o início do ano graças à parceria com a Prefeitura de São Roque e estamos realizando avanços importantes para que, futuramente, elas possam levar passageiros pela cidade”, afirmou Fábio Barbosa, presidente da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), que tem coordenado os trabalhos de restauração das marias-fumaça.