O Mercadão de São Roque agoniza na Avenida João Pessoa depois de dois desabamentos parciais ocorridos em 6 agosto de 2021 e 13 de fevereiro desse ano. A Prefeitura de São Roque interditou o imóvel e por três vezes acionou a Justiça cobrando a demolição por parte dos proprietários. Diferentemente do que se possa imaginar, o Mercadão não pertence à Prefeitura de São Roque e a posse do imóvel e de salas comerciais motivou disputa judicial.
O fato é que o Mercadão se integrou ao patrimônio de São Roque. Lançado em 1958 como um grande centro comercial, foi um empreendimento arrojado da Construtora Otto Meinberg, a mesma que construiu o Edifício Itália (Circolo Italiano), na Avenida Ipiranga, o segundo maior prédio de São Paulo e protegido pelo Patrimônio Histórico.
Guardadas as devidas proporções, um embrião de shopping center. Afinal, o primeiro shopping do Brasil (Iguatemi/São Paulo) foi inaugurado em 1966 e o segundo (Ibirapuera) em 1976.
Claro que são construções superiores ao nosso Mercadão, mas o Sorocaba Shopping Center (Avenida Afonso Vergueiro), que também é um dos primeiros do Brasil, tem uma arquitetura que pode ser comparada ao projeto inicial do Mercadão de São Roque e só foi inaugurado em 1981, graças ao empresário Elias Antonio José (1932/2022).
O centenário arquivo do Jornal O Democrata registra o início do empreendimento com publicações a partir de 1958 com o anúncio do lançamento do empreendimento. A coluna Arquivo Vivo resgata algumas dessas publicações.
Vander Luiz



