Mulher fica cega após fazer escova progressiva | O Democrata

 

Uma senhora, que de tão traumatizada preferiu não revelar o rosto, perdeu os cabelos após realizar uma escova progressiva, um tipo de alisamento famoso em salões de beleza. O procedimento resultou em queimaduras no couro cabeludo.

Além disso, a fumaça afetou seus olhos e ela perdeu parte da visão. O alisamento foi feito em um salão que costumava frequentar, mas ela não conhecia o produto. Ela foi encaminhada para o hospital, e apesar do trauma, sabe que as consequências poderiam ter sido piores.

Outra mulher, Marcia Gomes de 48 anos, morreu após realizar o mesmo procedimento na cidade de Pindamonhangaba, no interior do estado. Ela sofreu de insuficiência respiratória e chegou a ser atendida no pronto-socorro, mas não resistiu.

Casos de complicações em alisamentos não são raros. Segundo especialistas, isso se deve ao formol, um componente químico altamente tóxico que geralmente está presente. A Anvisa permite o formol com finalidade de conservação, em uma concentração de 2%. Já para a finalidade de alisar os cabelos, a substância é proibida. Mesmo assim, muitos fabricantes descumprem a determinação.

A Denuncia de vizinhos levou a polícia a interditar uma fábrica clandestina. No local, policiais aprenderam diversos produtos falsificados, geralmente usados para alisamento, que eram vendidos pela internet para todo o Brasil. Duas pessoas foram presas.

“A Organização Mundial de Saúde considera o formol cancerígeno”, afirma a dermatologista Ana Karina Junqueira, em entrevista ao Balanço Geral. A substância é tão perigosa que prejudica também a profissional e outros clientes presentes no salão durante o procedimento.

Henrique, que trabalhava em um salão que realizava em média 80 progressivas por semana, chegou a desmaiar por conta da frequência em que inalava a fumaça tóxica do local. Ele teve que fazer tratamento para tuberculose e perdeu 11 quilos.

A boa notícia é que já existem produtos para alisar os cabelos sem formol na composição e apresentam bom resultado.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.