Municípios articulam ações para erradicação do trabalho infantil

O 3º Encontro Regional da Grande Oeste Para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil foi promovido pela Prefeitura de Taboão da Serra reunindo diversos atores sociais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e Adolescentes das cidades de Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Itapevi, Jandira, Osasco, Vargem Grande Paulista e Taboão da Serra.

Representantes da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Taboão da Serra (COMETI) falaram sobre suas contribuições para a superação do trabalho infantil no município. Com o tema “Unidos contra o Trabalho Infantil”, a KM Consultoria apresentou as boas práticas adotadas pela empresa e demonstrou como a conscientização pode ser realizada de forma criativa.

De acordo a técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Claudia Martins, o objetivo do encontro foi articular ações entre os oito municípios da Região Grande Oeste. “Objetivamos trocar experiências e ampliar as práticas de enfrentamento ao trabalho infantil. Por isto, convidamos instituições públicas e privadas para participar deste encontro que fomenta a criação de um Fórum Regional de Erradicação do Trabalho Infantil”, explica.

A secretária de Assistência Social Arlete Silva considera a criação do Fórum é algo necessário. “O Fórum Regional da Grande Oeste tem a iniciativa do Ministério Público do Trabalho de São Paulo e do município de Jandira. A criação deste espaço é algo imprescindível para a construção de um diálogo regional que visa à superação da situação do trabalho infantil”, afirma Arlete Silva.

O encontro contou ainda com apresentação cultural de crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Pirajussara.