“Nada muda”, prefeito mantém São Roque na fase laranja do Plano SP e diz que vai buscar o avanço para a amarela

Durante uma transmissão na noite desta sexta-feira (26), o prefeito de São Roque, Cláudio Góes anunciou que a cidade permanecerá na fase laranja do Plano São Paulo, contrariando a determinação do Governo do Estado, anunciada nesta tarde, que fez a Região Metropolitana de Sorocaba, que inclui São Roque e as demais cidades da nossa região, retroceder para a fase vermelha do Plano, que só permite a abertura de comércios essenciais.

O prefeito disse que nada muda na cidade e que a partir de segunda-feira (29) vai batalhar para que São Roque progrida para a fase amarela, tendo em vista os bons índices e capacidade do sistema, apresentados pelo Departamento de Saúde.

“Continuaremos da maneira que estamos dentro da fase laranja. Fomos surpreendidos com a informação do Governo do Estado de São Paulo de que retroagiríamos para a fase vermelha. Sabemos que estamos dentro da região metropolitana de Sorocaba e por isso estamos sendo prejudicados. Porém eu tenho um relatório do meu Departamento de Saúde com dados que nos dão segurança para permanecermos na fase laranja, e mais que isso, para progredirmos para a fase amarela. Então por hora, nada muda em São Roque, continuaremos na fase laranja. Na próxima semana estaremos trabalhando em busca da retomada para a fase amarela. Os decretos serão elaborados. Já afirmo a todos os interessados que ficaremos na laranja”, disse Cláudio Góes.

Góes defende que a cidade tem os dados conforme regra científica organizada pelo próprio Governo do Estado de São Paulo e que tudo o que foi feito até agora, cumpre de maneira correta o que foi exigido.

“Não deixamos de fazer em nenhum momento as coisas de forma organizada e planejada. Esperávamos evoluir para a fase amarela. Em comparação com muitas cidades da nossa vizinhança, estamos num trabalho muito bem organizado. Fizemos a nossa parte e corremos atrás de equipamentos de saúde. Estamos agora com 10 leitos de UTI, todos trabalhando muito sério, enfrentando a pandemia”, pontuou.

De acordo com o prefeito, levando em conta os itens do Plano São Paulo, como a capacidade do sistema de saúde e a evolução da epidemia, São Roque se manteve na fase laranja nas últimas semanas e nesta, após a instalação de mais leitos de UTI, a cidade já poderia passar para a próxima fase, a amarela. “Deveríamos estar na faixa amarela. Não acho justo a gente ter enfrentado toda essa barra. Todo mundo ajudou, o comerciante ajudou, ficaram chateados, muitos ainda não abriram. Barbearias, salões, academias, restaurantes, a gente respeita e estamos muito preocupados com todos”.

O prefeito reforçou a cooperação dos comerciantes e da população para a que a cidade tenha obtido bons índices e frisou que além de priorizar a vida de todos também tem batalhado para que a economia da cidade se mantenha fortalecida.

Confira o boletim desta sexta (26):

2 resultados POSITIVOS:
– Mulheres de 44 e 82 anos
– 1 resultado NEGATIVO
– 11 INTERNAÇÕES (7 em enfermaria e 4 em UTI)