Lendas do samba apresentam clássicos do gênero em show beneficente
“Samba, agoniza, mas não morre, alguém sempre te socorre, antes do suspiro derradeiro”. A letra de “Agoniza, mas não morre”, um clássico de 1978, conhecido através da voz da cantora Beth Carvalho, é um dos hinos de resistência e cultura do samba carioca. Composta por Nelson Sargento, ícone do samba brasileiro, essa é uma das músicas que o público poderá conferir na apresentação que o cantor fará em São Roque no dia 25 de novembro, em um show beneficente, no Clube Pepper, na Santa Quitéria.
Carioca, natural do morro do Salgueiro, Nelson Sargento faz parte do grupo de compositores da escola Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, desde os anos 50, onde criou o enredo “Cântico da natureza”. Dentre várias conquistas, a carreira de Sargento ganhou espaço no Japão, nos anos 90, onde gravou discos incluindo composições inéditas de seu parceiro Cartola.Aos 94 anos, Nelson Sargento mantém viva a paixão pelo samba e segue se apresentando com o parceiro Tantinho da Mangueira, cantor e compositor também carioca.
Em São Roque, o encontro será uma feijoada-show com roda de samba ao lado de alunos da Associação A Escola do Samba e músicos convidados, apresentações de mestre sala e porta bandeira, além da bateria do mestre Ricardo Forti. Ingressos à venda a partir de R$ 50. Informações:(11) 97397-3431 – Fabiana/ (21) 99308-7106 – Ricardo / aescoladosamba@outlook.com
Evento beneficente
A apresentação de Nelson Sargento e Tantinho da Mangueira é um evento beneficente organizado pela associação A Escola do Samba, de São Roque.Através do projeto “Samba nos bairros”, a Associação a Escola do Samba leva à periferia de São Roque a vivência da música, dando aos moradores a oportunidade de tocar com os músicos e conhecer melhor esse gênero musical.
A Associação também promove cursos de ritmistas de bateria. Pessoas com idade entre 18 e 60 anos aprendem a tocar todos os instrumentos de uma bateria de escola de samba. As inscrições abrem nos meses de abril e outubro e os ensaios seguem até o carnaval, quando os alunos tocam na bateria do bloco Haja Fígado. É possível acompanhar através do facebook https://www.facebook.com/aescoladosamba/.