Nova sede do CRAS é inaugurada na Vila Barreto

O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS da Vila Barreto foi inaugurado na última terça-feira (02) em uma cerimônia oficial realizada no local. A nova unidade busca oferecer serviços de proteção aos moradores dos bairros Vila Barreto, Vila Granada, Monjolinho, Recanto dos Eucaliptos, Marmeleiro, Chácaras Lane, Jardim d’Oeste e Chácaras Jardim Brasília.

Na ocasião estiveram presentes a Vice-Prefeita de Mairinque, Jaqueline Pereira, a Primeira Dama, Fabiana Azzini, os Secretários, Cláudia Furquim (Assistência Social), Rogério Manão (Governo), Hozana Marcelino (Saúde), Priscila Souza (Administração), Manoel Justo (Desenvolvimento) e Guilherme Câmara (Casa Civil), além dos Vereadores, Rodrigás, Kioshi Hirakawa, Paulo Marrom e representantes de entidades locais.

Essa obra é proveniente de um convênio firmado entre a Prefeitura de Mairinque e o Ministério da Cidadania, através de um Contrato de Repasse no valor de R$344.068,49, com contrapartida do município de R$92.605,49. Além disso, a construção foi acompanhada e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Com a equipe profissional formada por auxiliares administrativos, psicólogo e assistente social, na sede será possível atender ao menos 3.500 famílias dessa região do município, por meio da execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência Familiar e Comunitária para crianças, adolescentes e idosos – SCFV e cadastramento do CadÚnico – Bolsa Família.

A Secretária de Assistência Social, Cláudia Furquim, ressalta que além de ofertar ações de proteção social básica, o CRAS possui a função de gestão territorial, o que promove a articulação entre as unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, buscando proporcionar o acesso aos serviços públicos para uma maior quantidade de munícipes.

“Essa nova unidade aproximará ainda mais a população vulnerável daqueles bairros da Assistência Social, possibilitando seu acesso não só aos serviços, benefícios e projetos dessa política pública, como também das demais.”

Para a Vice-Prefeita Jaqueline a implantação do CRAS será muito benéfica para a região da Vila Barreto. “O estabelecer desta unidade do CRAS nesta região justifica-se pela quantidade de pessoas e famílias em vulnerabilidade social em relação a população residente. Esse novo espaço com certeza atenderá em muito as necessidades destes moradores”.–