Números de atendimentos do SAMU diminuem em Mairinque

O número de atendimentos feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município caiu em 13% no primeiro quadrimestre de 2019, se comparado com o mesmo período do ano passado. Conforme os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, foram 1502 atendimentos, sendo que nos quatros primeiros meses de 2018, foram registrados 1699 socorros.

Entre os principais motivos das ações registradas estão os atendimentos pré-hospitalares móveis de suporte básico a vida e salvamento, que são os conjuntos de ações realizadas em pacientes fora do ambiente hospitalar, principalmente envolvidos em acidentes. Até abril deste ano, os socorristas e enfermeiros do SAMU realizaram 1246 atendimentos dentro dessas categorias, o que representa 80% de todas as ações realizadas pela instituição.

Os outros 256 serviços prestados pelo SAMU à população estão relacionados ao transporte de pacientes, seja até a unidade de atendimento mais próxima dentro do município, seja para fora, quando o médico regulador solicita que a vítima seja encaminhada para o Pronto Socorro de outra cidade.

A Coordenadora do SAMU em Mairinque, Lucimar Candeia Camargo, ressalta que essa diminuição ocorreu, pois, a população está mais consciente sobre quando acionar o serviço. “O SAMU trabalha com situações de emergência ou urgência, por isso, graças a uma compreensão das pessoas, estamos conseguindo realizar um ótimo trabalho”.

“Todos os membros desse serviço têm o compromisso em prestar o melhor atendimento possível ao cidadão em qualquer momento que ele precise, para que dessa forma consigamos salvar o maior número de vidas”, finaliza Lucimar.

O SAMU está disponível para a população em momentos de urgência e funciona todos os dias da semana por 24 horas, através dos telefones 192, (11) 4718-5769 e (11) 4708-4205. A ligação é gratuita e pode ser realizada através de qualquer telefone fixo ou móvel e o serviço reúne médicos reguladores na central de Sorocaba, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que podem prestar ajuda em qualquer lugar.