O aquecimento do planeta | O Democrata

O chamado Aquecimento Global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da terra, causado por massivas emissões de gases que intensificam o chamado Efeito Estufa, provocado por diversas atividades humanas, sendo a queima dos combustíveis fósseis um dos principais agravantes. Além disso, contribuem para a ocorrência desse fenômeno, o desmatamento, bem como outros procedimentos praticados pela sociedade. Os principais gases que provocam essa anomalia são o dióxido de carbono e o metano. Esses e outros gases agem obstruindo a dissipação do calor da terra para o espaço, fazendo com que a temperatura do planeta aumente, trazendo diversas consequências fatais para a nossa sobrevivência. Desde o século dezenove, esse efeito vem sendo sentido pela humanidade de forma alarmante, o que tem gerado discussões com acusações a alguns países ditos como poluidores, entre eles os Estados Unidos e a China. Teorias pró e contra essa ocorrência, ocupam espaços nos jornais mundiais, bem como em seminários e demais encontros científicos, fazendo com que ambientalistas, cientistas, capitalistas e governos, tenham se embrenhados em discussões sem fim, cada um querendo provar seus pontos de vista. 

A verdade, é que os diversos ciclos naturais da terra estão sofrendo alterações, tais como a elevação do nível dos mares, comportamentos atípicos nas correntes marinhas, alteração na composição química da água, na qual a acidificação, dessalinização e desoxigenação, vem se tornando preocupantes, pois estão interferindo no ritmo das estações, bem como no ciclo aquático, com o desequilíbrio do carbono, do nitrogênio e de outros compostos.

Embora negado, o degelo das calotas polares é uma realidade, juntamente com a perda dos solos congelados das regiões frias e dos glaciares de montanhas, reduzindo a disponibilidade de água potável para algumas regiões que dependem dela. O regime de chuvas está alterado, assim como o dos ventos, o que vem causando secas e chuvas torrenciais, provocando transtornos cada vez mais graves e frequentes.

 As mudanças produzidas pelo aquecimento global nos sistemas biológicos, químicos e físicos do planeta são vastas, algumas são de longa duração e outras são irreversíveis, e provocam uma grande redistribuição geográfica da biodiversidade, com o declínio populacional de grande número de espécies, também acarretando problemas sérios para a produção de alimentos, e no suprimento de água potável para a humanidade. 

Um alerta para essa grave situação é o degelo das montanhas dos Pirineus, cujo derretimento já chegou a quase 90%. Nessa semana, um resort de ski na França precisou usar helicópteros para transportar neve para cobrir trechos secos da pista, a qual está cada vez mais impraticável.

As opiniões contrárias à teoria do Efeito Estufa não alteram a realidade do que está ocorrendo no mundo, e uma coisa é certa, se uma mudança radical não for adotada a nível geral com urgência, estaremos comprometendo a nossa sobrevivência, e a dos nossos descendentes.   

Disney Medeiros Raposo

                                     

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.