O objetivo do Arquivo Vivo é resgatar a memória de São Roque com base no acervo centenário do jornal O Democrata que classifico como o maior patrimônio cultural da nossa cidade. O arquivo de um jornal é referência para uma série de levantamentos históricos desde os grandes acontecimentos até os registros familiares e se enganam aqueles que limitam a importância da crônica social (nascimentos, aniversários, falecimentos). Ali constam detalhes interessantes.
Outro caminho é a repercussão da informação. O fato é resgatado e chegam detalhes daquele registro. Há duas semanas, publicamos que em 25 de janeiro de 1947 foi realizada a Festa da Vindima (colheita da uva) nas ruas centrais de São Roque. A Vindima também chamada de Festa da Uva foi realizada por dois anos seguidos.
O nosso Zé do Nino, “o guardião das tradições são-roquenses”, mandou avisar que tinha fotos do evento. Nesta semana, não tem publicações de O Democrata, mas o Arquivo Vivo motivou o resgate destas imagens. Estamos começando a cumprir a nosso propósito. Você também pode colaborar, entre em contato com a redação ou pelo WhatsApp (11) 99733-6278.
Recepção na estação ferroviária. Prefeito Bernardino de Lucca (terceiro) ao lado do engenheiro Jonas Zabroski, Armando Rebucci e Benedito Tigano, membros do Rotary Club responsável pela iniciativa de organizar a Festa da Vindima 1947. Rebucci foi o primeiro presidente do Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguro) de 1934/37 e fez a divulgação em São Paulo; Zabroski era o responsável pelo Horto Florestal de Mairinque e Tigano foi vereador. A Vindima ocorreu no verão de 1947, mas as roupas das pessoas na estação deixam claro que o clima era bem mais ameno. A Sorocabana colocou trem extra com saída de São Paulo (7h30) e retorno às 20h Desfile de carros alegóricos na Rua XV de Novembro próximo à Praça da Matriz. À direita Casarão do Barão de Piratininga e a Prefeitura de São Roque. Hoje, Casas Pernambucanas e a segunda pista da Avenida João Pessoa Barraca de uva na Praça da Matriz sob a responsabilidade de Ruth Emery e Ondina Bastos César: Iolanda, Ruth e Ivone Emery, Lucila, Cynira, Ondina e Sílvia (Peva) Bastos Jantar no Cine São João (hoje Cine Teatro São José). O garçom Remo Moretti servindo Francisco Boccato (Jornal O Democrata). Na Praça da República, prefeito Bernardino de Lucca (terno escuro), José Maria Whitaker (1878/1970) e Armando Rebucci (Rotary Club/comissão organizadora). Whitaker foi ministro da Fazenda 1930/31 e 1951, presidente do Banco do Brasil 1920/22 e fundador do Banco Comercial do Estado de São Paulo (incorporado pelo Itaú em 1974). Era proprietário da Fazenda Santa Amélia (Mairinque) onde apoiou entidades e obras públicas Prefeito Bernardino de Lucca e a Rainha Moni Piscena
Vander Luiz